- Confeccionar um bom resumo sobre o que foi discutidos nessas aulas. Não se esqueça de usar os termos científicos e organizar seus pensamentos de acordo com o tema propostos nas aulas que se trata das radiações e suas aplicações na saúde, o espectro eletromagnético e as ondas eletromagnéticas.
Soluções para a tarefa
(instruções : a partes entre parenteses não precisam ser colocadas são de sua escolha , e as ";;" representam falas fora do texto então não copie )
espectro eletromagnétco : (resumo basico)
Espectro eletromagnético é o intervalo de todas as frequências de ondas eletromagnéticas existentes. O espectro eletromagnético é, geralmente, apresentado em ordem crescente de frequências, começando pelas ondas de rádio, passando pela radiação visível até a radiação gama, de maior frequência.
Frequência e comprimento das ondas eletromagnéticas
A frequência das ondas eletromagnéticas, por sua vez, diz respeito ao número de oscilações que o seu campo elétrico realiza a cada segundo, além disso, ondas com frequências mais altas carregam mais energia consigo. Em ordem crescente de frequência, as ondas distribuem-se no espectro eletromagnético, classificando-se em: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.
radiação na saude :
Antes de falar sobre radiação médica em si, é interessante entender o conceito mais amplo.
Podemos dizer que radiação é a energia emitida por uma fonte, que se propaga pelo espaço e tem a capacidade de penetrar materiais.
Conforme detalhado, as radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas e, portanto, contêm carga elétrica e magnética.
Elas podem ser naturais ou criadas a partir de dispositivos inventados pelo homem.
As radiações eletromagnéticas estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas.
Luz, ondas de rádio e micro-ondas, raio X e radiação gama são as mais comuns.
Já as radiações alfa, beta, feixes de prótons e elétrons são exemplos de radiações em forma de partículas.
Nas últimas décadas, fontes de radiação passaram a ser temidas por muita gente,( devido a grandes acidentes como Chernobyl e a exposição ao Césio 137, em Goiânia.)
Essas ocorrências envolveram a liberação de elementos radioativos sem medidas de controle, levando à ampla exposição, deformações e mortes.
Por outro lado, é inegável a contribuição da radiação no diagnóstico e tratamento de doenças.
Assim, entidades como o Instituto Nacional do Câncer (INCA) alertam para o uso controlado das radiações, a fim de promover benefícios à saúde da população exposta.
Os efeitos, benéficos ou não, dependem do tipo de radiação, tempo e intensidade da exposição.
Ondas eletromagneticas :
Ondas eletromagnéticas são aquelas que resultam da libertação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto.
Quando se movimenta velozmente, com a velocidade da luz, a energia liberada apresenta o aspecto de onda. Por esse motivo, recebe o nome de onda eletromagnética.
(As ondas eletromagnéticas são transversais, ou seja, direcionam-se perpendicularmente à direção da propagação.)
Tipos de Ondas Eletromagnéticas :
São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama.
O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento. Quanto mais alta a frequência, menor o comprimento de uma onda gravitacional.
As ondas são medidas pelo espectro eletromagnético. Através das faixas desse mecanismo é possível verificar a distribuição da intensidade do eletromagnetismo.
;;essa parte aqui embaixo não precisa por
Ondas de rádio- As ondas de rádio ficam na outra extremidade do espectro. São as mais baixas e, portanto, as mais compridas.
Micro-ondas-As frequências desse tipo de onda eletromagnética são bastante baixas.
Infravermelho -Localizado ao lado da luz visível, a radiação infravermelha pode ser vista mediante a utilização de equipamentos, mas não a olho nu.
Luz Visível-Localiza-se no centro do espectro eletromagnético. Tal como o nome indica, essa energia é visível a olho nu.
Raios Ultravioleta- A energia ultravioleta localiza-se ao lado da luz visível, que é o centro do espectro eletromagnético.
Raios x-Localizam-se logo a seguir aos raios gama na faixa do espectro eletromagnético. A radiação dos raios x são invisíveis a olho nu.
Raios Gama-Os raios gama ficam numa das extremidades do espectro. É o tipo de onda que tem a frequência mais alta, logo, seu comprimento é minúsculo.