Sociologia, perguntado por brendavilasboas, 11 meses atrás

Condições e Modos de Vida do Operariado Inglês da Primeira Revolução Industrial (1780-1840) O Momento Imediatamente prévio à Revolução Industrial 1- ROTEIRO DA ATIVIDADE: Responda. a) Na sociedade industrial inglesa, há o predomínio da cidade sobre o campo. Explique esta afirmativa com argumentos do texto lido. b) Quais os impactos da "revolução dos transportes" para a sociedade industrial inglesa? c) De que maneira o desenvolvimento do capitalismo industrial modificou a concepção de trabalho do operário? d) Como eram as relações entre patrão e empregado nas fábricas inglesas? e) Além das péssimas condições de trabalho, os operários ingleses viviam em cidades de ambiente insalubre. Segundo o texto lido, quais as características das cidades industriais? f) "As possibilidades de sobrevivência para as classes baixas, então, eram bastante baixas. As chances de se manter vivo estando nas cidades eram pequenas, seja o indivíduo uma criança ou um adulto." Explique esta afirmativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannagairoba
30

Resposta:

A-A partir do desenvolvimento do espaço urbano, nosso país passou a possuir condições de aumentar o número da oferta de emprego e consequentemente desenvolver um crescimento forte nos grandes centros.A revolução industrial colocou o indivíduo como parte de um processo de aceleração da urbanização, e, do desenvolvimento econômico.

B- Quais os impactos da "revolução dos transportes" para a sociedade industrial inglesa?

R- A revolução dos transportes permitiu a expansão e o pleno desenvolvimento da industrialização, sendo fundamental para compreender a sociedade inglesa de então.Permitiu que os produtos fossem escoados, que as matérias primas fossem conduzidas às fábricas e que as pessoas pudessem locomover-se com facilidade para e dentro dos centros urbanos.

C- O capitalismo modificou a concepção de trabalho do operário de modo que retirou a marca do trabalho individual e artesanal do produtor e e transformou o produto em algum generalizante, produzido em massa.

D- Relação de exploração e opressão. 

Como não existia leis que protegessem os proletário, os patrões - os exploravam ao máximo e eles nada podiam fazer pois se reclamassem, ou fizessem corpo mole, havia uma enorme fila de desempregados para substituí-los. 

Mulheres e crianças trabalhavam tanto quanto os homens, porém, recebiam bem menos e ainda eram vitimas constantes de castigos físicos e abusos sexuais

E- Eram cidades/municípios onde tinham uma grande concentração de industrias, onde por todo lado, se via grandes aglomerações de pessoas, barulho, fumaça, etc.

F- Não tinham o minimo básico para uma vivencia saudável, portanto, em pequenas cidades onde não tinham grandes possibilidades, muitos morriam pelas condições precárias que viviam.

Espero ter ajudado

Explicação:

Perguntas interessantes