História, perguntado por fabioazevedolopes201, 9 meses atrás

condições de trabalho no Brasil até 1943 ( no mínimo 7 itens) Quem poder ajudar eu agradeço ♥️​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahkfrnds
2

Resposta:

Foi em 1943 que as três letras CLT - hoje repetidas à exaustão - foram incorporadas ao vocabulário brasileiro.

Consideradas sagradas para uns e alvo de diversas críticas por outra parte, a Consolidação das Leis Trabalhistas nasceu como fruto de um Brasil em transformação.

O cenário era:

Um país majoritariamente agrário, com movimentos sindicais dos operários enfervescendo São Paulo, inspirados pelos imigrantes anarquistas vindos da Itália, uma Justiça Trabalhista recém-criada e um governo populista.

PUBLICIDADE

Em plena Segunda Guerra Mundial, esses quatro ingredientes juntos foram os responsáveis por unir toda a legislação trabalhista vigente no País em um único documento.

De olho no resultado político de uma grande reforma como a CLT, que lhe rendeu a alcunha de "pai dos pobres", o presidente Getúlio Vargas em 1941 decidiu guiar a proposta. A justificativa foi a de que uma legislação unificada evitaria o choque entre regras.

Dez especialistas foram convidados a participar da elaboração do documento. Cinco ficaram por conta de regras para a previdência e cinco com as relações entre empregador e empregado. Esses últimos tiveram basicamente as seguintes fontes de inspiração:

As conclusões do 1º Congresso Brasileiro de Direito Social, de 1941, em São Paulo, para festejar o cinquentenário da Encíclica Rerum Novarum;

As convenções internacionais do trabalho;

A Encíclica Rerum Novarum (em português, "Das Coisas Novas"), o documento pontifício escrito pelo Papa Leão XIII a 15 de Maio de 1891, como uma carta aberta a todos os bispos sobre as condições das classes trabalhadoras;

Além de pareceres dos consultores jurídicos aprovados pelo ministro do Trabalho, também foram importantes e a Carta del Lavoro, do governo de Benito Mussolini, na Itália.

Embora finalizada em dois anos, a CLT remota a 1930. Foi nessa década que foi formalizado o salário mínimo, a jornada de oito horas, as férias remuneradas e a indenização por dispensa sem justa causa.

Espero ter te ajudado!!

Explicação:

Perguntas interessantes