História, perguntado por joaopfm0125, 11 meses atrás

condições de trabalho e da vida da ciasse operária na revolução industrial​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasandredeoliveira
0

As condições de trabalho eram extremamente precárias. Os patrões cobravam deles muito tempo de serviço sem descanso algum ou horário para comer, não lhes dava pausas e era tudo muito carregado.

Em relação as condições de vida, também eram precárias. As pessoas eram jogadas ao vento e ignoradas pelos seus patrões, ou seja: se o proletário perdesse um braço ou uma perna, a culpa era dele e o patrão não estava nem aí.

Respondido por gabriel8598791478819
0

A Fábrica:

As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos. Chegava-se até a empregar, em grande quantidade, o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.

Reação dos trabalhadores:

Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o Ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta contra as condições de trabalho. Outro movimento, o cartismo, foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.

Perguntas interessantes