Biologia, perguntado por vicksantosoz7bdr, 4 meses atrás

(Concurso do Município de Fazenda Rio Grande - PR 2018) A Saúde Única representa uma visão integrada da saúde, considerada única e composta por três áreas indissociáveis: humana, animal e ambiental. A interligação das três áreas da saúde é reconhecida por organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). As interações ecológicas entre humanos e animais acontecem em diversos ambientes e de diferentes maneiras. Essas interações podem ser responsáveis pela transmissão de doenças entre homens e animais, as conhecidas zoonoses. No último século, emergiram ou reemergiram pelo menos 14 doenças infecciosas ou parasitárias, com destaque para ebola, dengue, chikungunya, zika, febre amarela, tuberculose, SARS, sarampo, varíola, HIV/ AIDS, gripes (influenzas humana, aviária ou suína) e parasitoses (tripanossomíases). Mais de 75% delas são originárias de agentes microbianos de animais e podem ser uma ameaça como armas biológicas, por exemplo. Portanto devemos considerar que:

I. As zoonoses podem ser transmitidas diretamente pelos animais ou indiretamente pelo consumo de produtos de origem animal contaminados, por meio de picadas pelo inseto vetor ou através de resíduos da produção, que podem contaminar o meio ambiente.

II. A agência não poderá contratar especialistas para a execução de trabalhos nas áreas técnica, científica, econômica e jurídica, por projetos ou prazos limitados.

III. De acordo com estudos filogenéticos de agentes zoonóticos, ocorre tanto a transmissão de origem animal (doméstica ou silvestre) para humanos, quanto de origem humana para animais. Exemplos de transmissão doméstica de origem animal incluem os casos da tuberculose e de teníases.

IV. Já é sabido que o aquecimento climático, a exploração de novas fronteiras agrícolas e a introdução de vetores como roedores e mosquitos em áreas urbanas altera a dinâmica da transmissão de doenças ou zoonoses.

V. Prever o surgimento ou a volta de epidemias é difícil, mas o ponto-chave da prevenção de zoonoses emergentes é realizar a identificação precoce de agentes patogênicos em animais e responder rapidamente antes que a doença se torne uma ameaça para a população humana.

VI. Um bom plano de controle de epidemias abrange vigilância; investigação e treinamento de resposta a surtos; rede de laboratórios; formulação de estratégias para conter as ameaças de doenças ao avaliar seu comportamento; e estar preparados para desastres e pandemias de acordo com cada situação.

Marque a alternativa correta:


a- Estão corretas somente as alternativas I, II e V.


b- Estão corretas somente as alternativas I, II, IV e V.


c- Estão corretas as alternativas I, II, III, IV e V.


d- Estão corretas somente as alternativas III, IV e V.


e- Estão corretas somente as alternativas I, III, IV e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por karolinaalvescardoso
2

Resposta:

Estão corretas somente as alternativas I, III, IV e V

Explicação:

Respondido por guilhermesilvar
0

Partindo do conceito de Saúde Única onde temos a abrangência de uma visão única da saúde, viando as três áreas inseparáveis como a humana, animal e ambiental. Assim sendo, a resposta correta é a letra E, onde estão corretas somente as alternativas I, III, IV e V.

A agência pode, sim, contratar especialistas para a execução de trabalhos nas áreas de sua necessidade, pois para garantir a saúde humana, animal e ambiental deve fazer usos de meios certificados e confiáveis.

Característica da Saúde Única

A Saúde única se trata de uma abordagem ainda atual na ciência, mas com uma tendência de consolidação promissora, assim essa abordagem promovem uma integração de diferentes áreas e equipes, sempre em busca de respostas.

Leia mais sobre a saúde aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/48348659

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes