Saúde, perguntado por matheusaraujosillvva, 5 meses atrás

(Concurso CPC/PA - 2019 - Adaptado) Durante a análise comparativa de amostras de swab de ampola retal e material fecal de um mesmo paciente humano, foi possível observar, por microscopia de luz de campo claro, em ambas as amostras, a presença de ovos larvados transparentes, envolvidos em dupla membrana, apresentando uma face arredondada e outra reta, similar ao formato da letra "D". Esta descrição diagnóstica indica o parasitismo por:


Ancilostoma duodenale.


Taenia solium.


Enterobius vermicularis.


Ascaris lumbricoides.


Schistosoma mansoni.

Soluções para a tarefa

Respondido por larissa06fenty
3

Resposta:

Enterobius vermicularis.

Explicação:

Apresenta formato da letra “D”, com 55 µm x 25 µm de tamanho, cor clara, casca espessa formada por membranas justapostas. Em seu interior pode ser encontrado massa embrionária ou larva já formada.

Respondido por gabrielamorip
2

A identificação de estruturas transparentes envolvidas por uma dupla membrana, com formato semelhante à da letra "D", na análise de swab retal, é sugestiva de parasitismo por Enterobius vermicularis (letra C).

Oxiuríase

A oxiuríase consiste em uma verminose que acomete normalmente as crianças que frequentam creches ou escolas. Um dos sintomas mais característicos consiste no prurido anal intenso, sendo a forma de transmissão mais comum o compartilhamento de roupas de cama, toalha e ingestão oral dos ovos.

O verme causador da oxiuríase consiste no oxiúro, um nematódeo bem pequeno, cuja nomenclatura científica é "Enterobius vermicularis". Os ovos desse parasita normalmente são identificados no exame de swab retal, o qual apresenta ovos em formato de letra "D".

Outra questão sobre oxiuríase:

https://brainly.com.br/tarefa/3844528

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes