ENEM, perguntado por emersonvaiser97, 1 ano atrás

Concorrência perfeita é uma estrutura de mercado considerada ideal, no sentido de ter validade apenas no mundo das ideias, ou seja, não é encontrada na prática. Trata-se de um fruto do intelecto humano, possuindo caráter abstrato e teórico. Apesar dessa caracterização, é a estrutura mais difundida, ocupando a maior parte dos textos dos manuais e sendo a base para vários modelos empregados, a fim de explicar o funcionamento dos mercados, inclusive em outras áreas de interesse da economia.

A estrutura de mercado da concorrência perfeita é aquela que
apresenta um número muito grande de empresas, mas todas tão pequenas que sejam consideradas insignificantes. Por tamanho de mercado, você deve entender que as parcelas de mercado às quais cada empresa tem a responsabilidade de atender são tão pequenas ou insignificantes que o comportamento de qualquer empresa será desprezível para afetar o mercado.


Conforme a definição da estrutura de mercado da concorrência perfeita, faça o que se pede nos itens a seguir:

a) Como você justificaria a dentro da concorrência perfeita a hipótese “produtos homogêneos” para aumentar o volume de vendas.

b) Considerando essas hipótese e características, como o produtor deve agir em relação a esse mercado, no curto prazo e no longo prazo, justifique.

c) O fato de não ter capital, para investimento dentro do seu próprio negócio, pode reduzir a “livre mobilidade” considerando que o mercado tem uma concorrência acirrada. Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
22

Olá,

A) Pode-se justificar em um mercado de concorrência perfeita "produtos homogêneos” para aumentar o volume de vendas em função dos custos de produção; quando tem-se produtos padronizados a produção torna-se mais fácil e também é possível realizar compra de materiais em maior quantidade, reduzindo assim os custos.

B) Em relação às características do mercado de concorrência perfeita, o produtor deve agir de modo a gerar valor agregado ao seu produto ou serviço oferecido, buscando sempre a diferenciação.

C) Considerando que o mercado tem uma concorrência acirrada, no caso de não possuir capital, o empresário não terá flexibilidade para desempenhar suas atividades, seja comprando matérias-primas, realizando investimentos ou lançando novos produtos.

Abraços!

Respondido por isapcraveiro
0

Resposta:

a) Eu justificaria a hipótese "produtos homogêneos" para aumentar o volume de vendas partindo do princípio de que ao ter uma grande quantidade de pessoas produzindo o mesmo produto, o custo de produção passa a ser menor e pode-se reduzir o custo de algumas variáveis como a compra de materiais onde ao comprar uma quantidade maior do mesmo o preço passa a ser menor.

b) No longo prazo, o produtor deve buscar a inovação pois todos os produtores buscam inovação (investimento em indústrias) como maneira de permanecer no mercado sem ser deixado para trás, principalmente procurando maneiras de baratear o custo. No curto prazo, o produtor deve produzir algumas unidades ate o custo da receita marginal se igualar com o do custo marginal, aumentando seu lucro e sua produção.

Explicação:

Resp. Dentro da concorrência perfeita, aplicar só preços competitivos, não seria mais um diferencial, pois o preço será muito similar a concorrência, o produtor deve ser mais eficiente, reduzir seus custos de produção e oferecer produtos com mais qualidade e preços inferiores aos já praticados.  

Resp. No curto prazo, o produtor assume a condição de ser um tomador de preços, ou seja, tem que estar sempre atualizado com os preços da concorrência. Já longo prazo a empresa, quando com sua infraestrutura instalada pode expandir ou aumentar sua produção, conseguindo com isso um ganho com os custos fixos ou ter um ganho em escala, vendendo mais produtos com menores lucros.

Perguntas interessantes