Concorre para as formas de violência no seio de uma sociedade, entre elas a corrupção. De que forma as bases para a compreensão e instauração da mediação comunitária podem ser prejudicadas pela avalanche chamada corrupção no Brasil?
TatianaLimberger:
se possível gostaria de alguns esclarecimentos em relação da questão
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Boa tarde! A mediação comunitária, no âmbito jurídico, é vista como um meio de promover a democracia participativa, trazendo o acesso real à justiça e seus instrumentos para todas as comunidades, e uma ferramenta importante na disseminação de uma cultura pacífica.
Baseia-se no princípio da solidariedade como forma de atuação comunitária, oposto ao comportamento individualista e de aparente falta de empatia diante das questões coletivas. Esse comportamento solidário deve ser entendido como mais que um direito, um dever social, dividindo a responsabilidade da construção de uma sociedade pacífica com todos.
A escalada da corrupção nas esferas política, econômica, jurídica e social coloca em dúvida o sentido de coletividade, visto que o comportamento corrupto depende de uma postura essencialmente egoísta e antipática à noção de sociedade. Como uma forma de "erosão" social, a postura corrupta e egoísta desencoraja ações solidárias, vistas como vulnerabilidade diante de agentes maliciosos, e leva outros indivíduos à postura de privilegiar primeiro os seus direitos (por quaisquer meios), em detrimento do próximo.
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás