Português, perguntado por BebelleC, 1 ano atrás

Concordância Verbal

Eu não estou conseguindo entender essa matéria. Poderia me explicar direitinho?


BebelleC: Pessoal, eu já procurei explicação pela internet então se puder explicar sem pegar de sites eu agradeço (pois não estou entendendo as explicações de lá). Beijos, obrigada por ajudar!
EsthefanyRilary: tipo assim / "Maria ama." Maria ama o que afinal? assim não pega bem, afinal ela pode amar várias coisas, então, vai existir um verbo que vai concordar com o que a Maria ama no caso "Maria ama biscoitos."
EsthefanyRilary: Entendeu?
EsthefanyRilary: A Maria é o sujeito*
BebelleC: Ahhh sim! Muito obrigada, bem explicadinho!
EsthefanyRilary: De nada :)

Soluções para a tarefa

Respondido por triz1111111111
0
De acordo com Cunha e Cintra (2008, p.510), a solidariedade entre o verbo e o sujeito, que ele faz viver no tempo, exterioriza-se na concordância, isto é, na variabilidade do verbo para conformar-se ao número e à pessoa do sujeito. Nessa perspectiva, eis a Regra Geral para a Concordância Verbal: o verbo concorda com seu sujeito em pessoa (Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles) e em número (singular/plural). Porém, há exceções! Para estudá-las, recomenda-se, a princípio, a atenção com estes conceitos:

Verbo: palavra que indica um fato (em geral: uma ação, um estado emocional, ou um fenômeno proveniente da força da natureza), localizando-o no tempo.Sujeito: termo da frase sobre o qual se declara algo.
Respondido por EsthefanyRilary
4
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Exemplos:

Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Perguntas interessantes