Artes, perguntado por carlasredling, 1 ano atrás

conclusão sobre rené descartes é para amanhã urgente

Soluções para a tarefa

Respondido por carolinaPero323
4

Resposta:René Descartes nasceu em 31 de março de 1596, na França, e faleceu em 11 de fevereiro de 1650, em Estocolmo, na Suécia.

Esse filósofo foi um dos mais importantes expoentes do racionalismo francês, muito famoso pela sua célebre frase: "cogito ergo sum", que significa: "penso, logo existo".

Como um pensador racionalista, ele acreditava na verificação estrita e na metodologia científica para comprovar fatos e teorias, sendo também o pai da "dúvida hiperbólica" ou "dúvida metafísica", na qual ele acreditava que o ato de duvidar seria a própria essência do sujeito, caracterizada pelo pensamento crítico e cético.

René Descartes foi essencial para a Ciência Moderna que englobam a Matemática e a Filosofia e, sem dúvida, deixou muitas contribuições para o nosso conhecimento científico de hoje

Respondido por Patriciiaaa
3

Resposta:

René Descartes foi um filósofo racionalista em que, o racionalismo é a doutrina epistemológica que defende que a razão é por direito próprio uma fonte de conhecimento, estando esta ideia presente em Descartes sob várias modalidades.

Em primeiro lugar, Descartes pensava que podemos intuir a verdade de certas proposições por meios estritamente racionais e sem o recurso à experiência. É nesta intuição puramente racional que se apoia a tese de que as proposições claras e distintas têm de ser verdadeiras. Podemos, por exemplo, com base numa avaliação racional, determinar como verdadeiras as proposições básicas da Geometria e da Matemática.

O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável.

Também consiste o método na realização de quatro tarefas básicas: verificar se existem evidências reais e indubitáveis oacerca do fenômeno; analisar, e estudar essas coisas mais simples que aparecem; sintetizar; e enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.

Perguntas interessantes