História, perguntado por marcinhaandreia8598, 1 ano atrás

conclusão sobre reforma protestante.

Soluções para a tarefa

Respondido por evellintayslla
2
6 respostas · Pré-Escola 

 Melhor resposta

Renascimento foi um fenomeno que caracterizou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna. 

O espirito renascentista provocou também mudanças no interior da igreja Católica, duramente criticada nesse período. As insatisfações culminaram com um movimento de ruptura na unidade cristã: a Reforma Protestante, cujo autor principal foi Martinho Lutero. 

Reforma protestante começou no séc. XVI com uma série de tentativas de reformar a igreja católica. Resultou na divisão da igreja católica do Ocidente entre os católicos Romanos e os protestantes de outro, entre esses surgiram várias igrejas. 

Fatores que motivaram a reforma protestante: 
* Martinho Lutero ao traduzir a bíblia constatou contradições entre as práticas do catolicismo com os ensinamentos biblicos. A tradução possibilitou o acesso de mais pessoas a bíblia.
* Diversos cristãos, começaram a condenar o comportamento do clero, que vendia relíquias sagradas falsas. Junto a isso igreja começou a vender idulgências(perdão aos pecados) 
* Nova ética religiosa: a igreja condenava o lucro excessivo isso entrava em choque com a burguesia que qria tirar o lucro máx. dos negócios mas temia ir p/ o inferno. A ética protestante atendeu, a essa necessidade da burguesia. 
* Sentimento nacionalista: A igreja se apresentava como instituição universal que unia o mundo cristão. Os Estados nacionais em formação qriam afirmar as diferenças dos povos com a língua e as tradições. 
* Para Lutero: Ninguém tinha o direito de ser intermediário entre o homem e Deus (figuras da igreja); e o perdão de Deus se obtia unicamente pela fé.


marcinhaandreia8598: muito obg :)
Perguntas interessantes