Biologia, perguntado por christianribeiro234, 9 meses atrás

conclusão sobre patologias do sangue

Soluções para a tarefa

Respondido por luizotavio1310i
1

Resposta:

 

Tromboses Venosas e Arteriais

Definição e aspectos gerais Trombose pode ser genericamente definida como a formação de um coágulo na circulação, que resulta na obstrução do fluxo de sangue para alguma parte do corpo. As tromboses podem ser venosas ou arteriais, de acordo com a parte da circulação que atingem. As tromboses arteriais são aquelas que ocorrem na circulação

 

Leucemias e Linfomas

Definição e aspectos gerais Leucemias e linfomas são neoplasias da linhagem linfohematopoiética. O termo neoplasia é usado na medicina para indicar uma proliferação clonal de um tecido, e é um sinônimo de câncer. A linhagem linfohematopoiética são todas as células progenitoras que dão origem às células maduras do sangue e às células do sistema imunológico

Anemias

Definição e aspectos gerais O termo “anemia” indica qualquer doença em que há uma redução da massa (ou quantidade) total de glóbulos vermelhos em um indivíduo. Na prática, a massa de glóbulos vermelhos é medida através da dosagem de uma proteína chamada hemoglobina, que é quem confere a tonalidade avermelhada ao sangue.

 

Doenças Hemorrágicas

Definição e aspectos gerais As doenças hemorrágicas abrangem diversas condições clínicas, sendo caracterizadas por hemorragias de gravidade variável, espontâneas ou pós-traumáticas, em diferentes locais do corpo, presentes ao nascimento ou diagnosticados ocasionalmente, relacionadas a doenças hematológicas ou outras condições sistêmicas incluindo uso de medicamentos. Nas doenças hemorrágicas a hemostasia encontra-se prejudicada.

Hemoglobinopatias

Definição e aspectos gerais A hemoglobina é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos, pelos glóbulos vermelhos. Ela é o componente mais abundante destas células, responsável por sua tonalidade avermelhada. Qualquer redução da hemoglobina implica em uma perda da capacidade de transporte de oxigênio aos tecidos.

Mieloma Múltiplo e Outras Gamopatias

Definição e aspectos gerais Mieloma múltiplo é uma doença hematológica originada pela célula chamada plasmócito, que se origina na medula óssea. O plasmócito é responsável pela produção de anticorpos que nos protegem das infecções, mas ao sofrerem mutações transformam-se em células malignas e produzem grande quantidade de anticorpos anômalos que se acumulam no sangue.

Perguntas interessantes