conclusão sobre o uso do álcool na adolescência
Soluções para a tarefa
Resposta:
A adolescência é o período em que ocorre a transformação de criança para adulto. Nessa fase o indivíduo passa por mudanças em diversos setores da vida, como no social, fisiológico, psicológico e sexual. A adolescência tem início com a puberdade e finaliza quando o indivíduo estabelece sua personalidade, sua independência emocional e econômica além de sua inserção em seu meio social1.
Apesar do adolescente já ter atingido bom nível de maturidade, a sociedade ainda lhe impõe algumas restrições, que por sua vez, causam efeitos colaterais e um comportamento muitas vezes rebelde. O consumo de álcool e fumo, além de possuir algum encanto, promete satisfação garantida, assim como, representa uma forma de se aproximarem do modo de vida dos adultos que eles conhecem e admiram2.
Os tempos modernos trazem um fato preocupante: o álcool é a substância mais consumida entre os jovens e adolescentes. Ao mesmo tempo em que a sociedade proíbe a venda de álcool para menores de 18 anos, temos por outro lado, uma permissividade no que toca ao consumo do álcool. A droga é amplamente consumida em diversos locais sociais e desde crianças somos influenciados direta ou indiretamente a consumir a substância. As propagandas de bebida alcoólica trazem comumente referências ao relaxamento, vida social ativa e bom humor3.
Um estudo aponta resultados significativos de alto consumo de álcool entre adolescentes do nono ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do Brasil. Verificou-se que estudantes do sexo masculino e de escolas públicas tem o maior percentual de experimentação e embriaguez causada por álcool. A pesquisa ainda revela o fácil acesso que esses estudantes têm ao álcool, onde cerca de 40% adquiriu a bebida em festas, seguido de compras em supermercados e lojas ou bares (20%). Observou-se que no sexo feminino uma das formas mais comuns de obtenção da bebida é dentro de suas próprias casas.