Conclusão sobre "O Mito e a Razão"?
Oi... Alguém pode me ajudar a fazer a conclusão?
Eu sou ruim para criar essas coisas
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Mito e Razao para alguns sao como mentira e verdade.
Mas o mito nao mente e a razao se engana.
Para estudar mitologia e preciso criar um pensamento simbólico!
A validade e valor do mito sao contestadas quando o mito e tido como a narração de fatos e nao de ideias, ou seja, o mito passa a denotar e nao conotar.
Mito e Razao nos levam a campo de suas origens... a mitologia e filosofia.
Na Grécia antiga, os primeiros filósofos passaram a criticar a mitologia de Homero e Hesíodo porque os deuses tinham muita semelhança com os homens e eles diziam que talvez os deuses nao passassem de frutos da imaginação do homem.
Xenofanes ( 565-470) foi o primeiro a rejeitar o caráter religioso e metafisico dos mitos.
A rejeição do valor do mito foi ratificada no ocidente com o judeu-cristianismo que declarou como falso tudo aquilo que nao contasse em seus dois evangelhos.
Os filósofos gregos da época antiga queriam encontrar explicações naturais para tudo e sem recorrer a tradição de mitos.
Houve a transformação do modo de pensar ...O pensamento atrelado ao mito passou a ser substituído pelo pensamento construído sobre a experiência e a razao.
Mito e Razao passaram a ser vistos como incompatíveis.
A filosofia surgia como conhecimento racional da realidade natural e cultural, das coisas e dos seres humanos.
A filosofia passava a afirmar que a verdade è racional.
A expressão *Razao* origina-se de duas fontes....da palavra latina ratio que vem do verbo reor, e que quer dizer..contar, reunir, juntar,medir, calcular- e da palavra grega logos que vem do verbo legein, que também quer dizer....contar, reunir, juntar, calcular.
Dessa forma, segundo Marilena Chaui, *razao* significa..pensar e falar ordenamente, com medida e proporção, com clareza e de modo compreensível para outros.
Assim, razao pode ser entendida como a capacidade intelectual para pensar e expressar-se correta e claramente e dizer as coisas como elas realmente sao.
Mas o mito nao mente e a razao se engana.
Para estudar mitologia e preciso criar um pensamento simbólico!
A validade e valor do mito sao contestadas quando o mito e tido como a narração de fatos e nao de ideias, ou seja, o mito passa a denotar e nao conotar.
Mito e Razao nos levam a campo de suas origens... a mitologia e filosofia.
Na Grécia antiga, os primeiros filósofos passaram a criticar a mitologia de Homero e Hesíodo porque os deuses tinham muita semelhança com os homens e eles diziam que talvez os deuses nao passassem de frutos da imaginação do homem.
Xenofanes ( 565-470) foi o primeiro a rejeitar o caráter religioso e metafisico dos mitos.
A rejeição do valor do mito foi ratificada no ocidente com o judeu-cristianismo que declarou como falso tudo aquilo que nao contasse em seus dois evangelhos.
Os filósofos gregos da época antiga queriam encontrar explicações naturais para tudo e sem recorrer a tradição de mitos.
Houve a transformação do modo de pensar ...O pensamento atrelado ao mito passou a ser substituído pelo pensamento construído sobre a experiência e a razao.
Mito e Razao passaram a ser vistos como incompatíveis.
A filosofia surgia como conhecimento racional da realidade natural e cultural, das coisas e dos seres humanos.
A filosofia passava a afirmar que a verdade è racional.
A expressão *Razao* origina-se de duas fontes....da palavra latina ratio que vem do verbo reor, e que quer dizer..contar, reunir, juntar,medir, calcular- e da palavra grega logos que vem do verbo legein, que também quer dizer....contar, reunir, juntar, calcular.
Dessa forma, segundo Marilena Chaui, *razao* significa..pensar e falar ordenamente, com medida e proporção, com clareza e de modo compreensível para outros.
Assim, razao pode ser entendida como a capacidade intelectual para pensar e expressar-se correta e claramente e dizer as coisas como elas realmente sao.
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