conclusão sobre a revolução russa
Soluções para a tarefa
A Revolução Russa é, na verdade, uma de duas revoluções ocorridas em 1917. A primeira ocorreu em Março, quando o regime monárquico absolutista do czarismo foi derrotado, o czar foi preso e foi estabelecido um governo provisório.
Este governo se mostra incapaz de atender aos anseios da população e, em Outubro, ocorre a segunda fase da Revolução Russa, a Revolução Bolchevique ou a Revolução de Outubro. É instalado, aí, os fundamentos do futuro socialismo soviético.
Este governo se mostra mais eficiente e, ao vencer a Guerra Civil Russa, se estabelece como o poder político legítimo na Rússia. É estabelecida a República Socialista Russa e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
A URSS viria, depois da Segunda Guerra Mundial, a tornar-se uma potência global, dominando o Leste Europeu e partes do continente asiático, e sendo uma das participantes do conflito ideológico global que ficou conhecido como Guerra Fria.
Deste modo, a Revolução Russa foi um dos eventos mais importantes na história do século XX, com ramificações que foram muito além das fronteiras russas.
Sobre a Revolução Russa podemos concluir que foi um momento importante da história mundial, por ter ajudado a iniciar uma nova era - a das revoluções.
Por causa dela surgiu a União Soviética e ressurgiram uma série de países que antes eram parte do Império Russo - dos quais podemos destacar a Ucrânia, a Finlândia e a Polônia.
Com a vitória militar dos soviéticos na Segunda Guerra, os revolucionários daquela época despontam como uma superpotência mundial, dando início à Guerra Fria.