História, perguntado por zizanunes, 1 ano atrás

conclusão sobre a guerra dos palmares

Soluções para a tarefa

Respondido por heyananonhaw
3
Em 1678 um acordo de paz é proposto e portugueses e rebeldes, liderados então por Ganga Zumba – nascido no Congo e primeiro líder de Palmares – encontram-se. Com o acordo, escravizados fugidos deveriam ser devolvidos à Coroa (menos os já nascidos no Quilombo) e, em contrapartida, Portugal garantia alforria e terras aos habitantes de Palmares.

O acordo de Paz, aceito por Ganga Zumba, opôs este a Zumbi e Dandara, anulando a unidade na sociedade quilombola. Ganga Zumba é envenenado e após o acontecido Zumbi lidera a guerra contra a Coroa e garante autonomia e liberdade.

O fim da guerra chefiada por Zumbi tem um fim trágico. Em 1694, com a queda da Cerca Real do Macaco (Capital de Palmares) tem-se a derrota e destruição de Palmares, bem como o suicídio de Dandara, liderança feminina que preferiu a guerra constante e a morte que a volta à escravidão. Seu lugar de protagonismo nesta história é comumente negligenciado, mas é preciso atribuir à Dandara sua importância na luta pela liberdade e contra a escravidão.

Zumbi tem sua morte em 20 de novembro de 1695 e a data foi estabelecida em 1995 – quando completava trezentos anos de história – como Dia da Consciência Negra.

Palmares é símbolo da luta negra e da resistência. Seus personagens não foram apenas vítimas passivas mas agentes da história de combate e luta pela liberdade.

Perguntas interessantes