História, perguntado por rayssaluanag, 1 ano atrás

Conclusão sobre a Guerra dos Mascates ?

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicasantarem
52

A Guerra dos Mascates foi uma rebelião de caráter nativista, ocorrida em Pernambuco entre os anos de 1710 e 1711, que envolveu as cidades de Olinda e Recife. Com a expulsão dos holandeses do Nordeste, a economia açucareira sofreu uma grave crise. Mesmo assim, a aristocracia rural (senhores de engenho) de Olinda continuava controlando o poder político na capitania de Pernambuco.

Por outro lado, Recife se descolava deste cenário de crise graças à intensa atividade econômica dos mascates (como eram chamados os comerciantes portugueses na região). Outra fonte de renda destes mascates eram os empréstimos, a juros altos, que faziam aos olindenses.

Respondido por Tay98
31
A Guerra foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes de Recife , os senhores de engenho começaram a querer se libertar de Olinda, da autoridade e da Câmara Municipal . Recife acabou conseguindo o direito da representação da Câmera de Olinda , porém , as influências exercidas pelos senhores de engenho fez com que esse direito não saísse do papel . Só depois recifenses ganharam a sua própria Câmera e se libertaram de Olinda . Inconformados , os senhores de engenho de Olinda se revoltaram e atacaram Recife , somente após a intervenção de autoridades coloniais é que Recife conseguiu igualdade perante Olinda.
Perguntas interessantes