conclusão sobre a evolução dos modelos atômicos
Soluções para a tarefa
Ou ainda, todos os corpos são compostos por pequena partículas invisíveis chamadas "átomos".
Cada substância no universo, rochas, mar, ser humano, os planetas e até mesmo as mais distantes estrelas são inteiramente feitos de partículas minúsculas chamadas átomos, que são pequenos demais para serem fotografados.
Para entender a complexidade desses átomos, diversos cientistas, como Rutherford, Dalton, Bohr e Thomson, articularam várias teorias. No século XIX, as diferentes leis de combinação e a tabela periódica dos elementos, criada em 1871, reforçaram o estudo da constituição dos átomos.
O modelo atômico de Dalton foi proposto pelo cientista, em 1808. De acordo com a teoria atômica de Dalton, a matéria era formada por átomos indivisíveis e indestrutíveis, comparados a uma bola de bilhar.
O modelo atômico de Thomson foi proposto em 1897 e ficou conhecido como pudim de passas. Para Thomson o átomo apresentava natureza elétrica e era divisível.
O modelo atômico de Rutherford foi proposto em 1911, também é chamado de modelo planetário do átomo. Foi a partir desse modelo que foram introduzidas as cargas elétricas no interior do átomo. Para Rutherford, o átomo possuía um núcleo, onde os prótons e os elétrons estariam presentes.
Niels Bohr propôs um modelo que se baseou no modelo de Rutherford, apenas aprimorando-o, por isso é chamado de modelo atômico de Rutherford-Bohr. De acordo com esse modelo, os elétrons não se movem aleatoriamente ao redor do núcleo, mas sim em órbitas circulares, onde cada órbita apresenta um nível de energia para cada elétron de um átomo.
Se desejar saber mais, estes links contém exercícios sobre o assunto:
brainly.com.br/tarefa/18745657
brainly.com.br/tarefa/6668275
brainly.com.br/tarefa/18022608