História, perguntado por eduarda0603, 1 ano atrás

conclusão sistema parlamentarista do Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por alexxjuniorr
3

No Brasil, as formas de parlamentarismo sempre foram às avessas, ou seja, o parlamento não governava, mas estava subordinado ao Imperador ( Segundo Reinado - 1847 / 1889 ) e ao presidente ( Parlamentarismo na república - 1961-1963 ).

Desta forma, na monarquia, tínhamos um regime parlamentarista, mas o Imperador dispunha do "Poder Moderador", o que lhe permitia até nomear primeiros ministros que não dispusessem do apoio da maioria parlamentar. Em 1962, tentou-se criar um sistema parlamentarista, com João Goulart como Presidente da República. O sistema nunca funcionou, porque o Presidente era quem indicava ao Parlamento o nome do primeiro ministro. Os chefes de governo que o Presidente indicava eram seus aliados políticos, que o obedeciam, e a direção do país, na prática, continuava em mãos do Chefe de Estado. Foi realizado um plebiscito e o povo resolveu voltar ao presidencialismo.

A Constituição de 1988 é presidencialista, mas com muitas instituições parlamentaristas. Quando a Constituinte começou a votar a Constituição, pensava em estabelecer o regime parlamentarista, e vários artigos foram votados com este espírito.

Depois, aprovou-se o presidencialismo, mas aqueles artigos já estavam na Constituição.

Perguntas interessantes