História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Conclusão para um trabalho sobre religiosidade africana

Soluções para a tarefa

Respondido por ElenRhaysaOliver
26
A Religião na África é multifacetada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiõestradicionais africanas. Estas religiões são frequentemente adaptadas aos contextos culturais indígenas e sistemas de crença ou fazem sincretismo paralelamente cristianismo e islamismo. A tradicionalreligião africana engloba uma grande variedade de crenças tradicionais. Tradicionais costumes religiosos são, por vezes, partilhada por muitos Africanos, mas são geralmente exclusivo para grupos étnicosespecíficos. Muitos Africanos cristãos e muçulmanos mantém alguns aspectos de suas religiões tradicionais.
Respondido por Pipper212
4

Resposta:

Quem trouxe o candomblé e a umbanda para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África. Porém, a religião oficial no Brasil era o cristianismo, trazido pelos brancos, de origem portuguesa.

A Igreja Católica sempre tentou obrigar os escravos a aderirem as doutrinações cristã, impedindo que eles propagassem e exercessem suas obrigações religiosas na qual acreditava. Mas, por muitas vezes, alguns escravos realizam mobilizações ou festividades nos mesmos dias em que aconteciam as celebrações católicas.  

Outros, mesmo participando das festas católicas, não abandonavam sua fé nos orixás, voduns, entre outras divindades oriundas da terra natal. Com isso, essa prática simultânea de diversas religiões resultou no surgimento de outras, que levavam características africanas, cristãs e indígenas.  

Atualmente, podemos identificar essa diversidade quando no mesmo dia são feitas celebrações para Santos da igreja católica e para Divindades de origem africana.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes