Português, perguntado por Eduuuu11, 1 ano atrás

Conclusão para trabalho sobre movimento estudantil

Soluções para a tarefa

Respondido por Danielly212
18
O movimento estudantil é um movimento da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes.

Estudante é diferente de aluno; aluno é aquele que tem acesso ao ensino - matriculado em alguma instituição de ensino - , estudante é aquele que interage com a instituição educativa de forma mais intensa - Grupos de Estudo, grupos culturais, pesquisa, programas de extensão, PET, Atléticas... O Estudante tem o vínculo com a instituição de ensino como elemento central de sua identidade, como elemento organizador de sua vida em sociedade - ele se define como estudante, e não só como alguém que estuda. A forma de interação é a mais variada possível, o movimento estudantil é uma delas.

Na maior parte das universidades brasileiras, o movimento estudantil é liderado por DCEs (Diretório Central dos Estudantes), DAs e CAs (Centros Acadêmicos). Caracteriza-se por ser um movimento policlassista que representa ou defende os interesses da categoria estudantil e/ou interesses de transformação social mais ampla, embora muitos vezes sendo os estudantes manipulados por interesses de políticos experientes que incitam movimentos de caos e desordem pública, com fins de desestabilizar opositores de outro partido com fins eleitorais. [1]

O Movimento Estudantil(ME) atualmente pode ser dividido em dois grandes blocos de atuação: o ME Geral e o ME de Área. O MElano local mais fortificada. Consegue fazer uma discussão das políticas educacionais e das concepções de educação.

ME DE ÁREA – Proximidade com a formação profissional, o que possibilita a discussão acerca do currículo, da formação profissional, do caráter ideológico da formação. A partir das discussões e de ações em comum, consegue forjar uma identificação dos estudantes com a sua categoria profissional, já firmando um laço para o militante pós-ME.Os dois movimentos são complementares, indissociáveis na totalidade e na luta concreta(uma vez que quem os constroem são os estudantes, o mesmo sujeito) e indispensáveis para o acúmulo de força social para transformar a universidade e a sociedade.
Respondido por henriquec1001
4

A importância de ter o movimentos estudantis e o Conselho Escolar no cumprimento de programas como o PNAE e o PNLD é que cumprindo o regimento pode-se cobrar seus direitos.

Os movimentos estudantis criam uma vínculo visual por meio da logo que serve para representar o grêmio de forma visual.

Os movimentos estudantis  podem estimular a produção áudio visual dos estudantes a fim de garantir a acessibilidade aos seus participantes.

Os movimentos estudantis  podem chegar a ter uma sala própria dentro da escola, onde será o espaço de troca de experiências e construção de conhecimento.

Os movimentos estudantis  podem fechar parcerias e desenvolver projetos que não tem alto custo financeiro, o que gera uma interação de impacto social.

Saiba mais:

https://brainly.com.br/tarefa/22971096

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes