Biologia, perguntado por geovanamachado1, 11 meses atrás

conclusão para trabalho sobre a nefrite

Soluções para a tarefa

Respondido por denislane86
3
Para prevenir a nefrite é preciso ficar atento à saúde de uma maneira geral: pessoas com hipertensão, obesidade, diabetes ou edemas no corpo podem estar sofrendo de nefrite sem saber. Por isso, controlar o peso, manter uma alimentação saudável e controlar a pressão arterial é fundamental para evitar a doença.
Respondido por giovannaalencarprado
1

Nefrite (também chamada glomerulonefrite) é um termo usado para descrever enfermidades renais, nas quais a parte filtrante do rim (glomérulo) está inflamada.

Existem tipos diferentes de nefrite?

Sim. Existe a nefrite (glomerulonefrite aguda) e a nefrite crônica (glomerulonefrite crônica). No primeiro caso, há uma tendência para a melhora espontânea. E na forma crônica ocorre uma lesão progressiva dos rins. Sinais da doença podem ser a presença de proteína e sangue na urina e habitualmente uma elevação da pressão arterial. No Brasil, a nefrite crônica é a causa mais comum da insuficiência crônica dos rins, causando uma enfermidade terminal nestes órgãos, a qual habitualmente termina em diálise.

Nefrite aguda é habitualmente uma doença de crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade. Nos homens ocorre mais freqüentemente que nas mulheres. Mais ou menos 10 dias após o início de uma infecção de garganta ou de pele, o paciente freqüentemente notará uma diminuição da quantidade de urina que muda de cor se tornando no tom coca-cola ou chá forte. Pode haver uma sensação de queimação ao urinar. Há retenção de líquido que tipicamente envolve a face, as pálpebras e mãos. Isto é melhor, percebido pela manhã, ao se levantar. Falta de ar e tosse podem ocorrer devido a congestão de líquido nos pulmões. Um aumento da pressão arterial também é comum.

Existem várias outras doenças sistêmicas e hereditárias que podem produzir sintomas similares a uma nefrite aguda. Um exemplo é o Lupus Eritematoso. Também outras doenças renais de causas desconhecidas podem produzir sintomas similares e estas são chamadas de glomerulonefrite membranoproliferativo, nefropatia por IgA, etc.


Perguntas interessantes