Conclusão de parnasianismo e simbolismo
Soluções para a tarefa
Parnasianismo: O Parnasianismo teve surgimento na França em 1881; a poesia parnasiana pregou a rejeição do “excesso de lágrimas” e da linguagem coloquial e declamatória do Romantismo, valorizando o cuidado formal (extremo), racionalista e temática voltada para assuntos universais.
Principais características:
- Formas poéticas tradicionais: com esquema métrico rígido, rima, soneto.
- Tendência descritivista, buscando o máximo de objetividade na elaboração do poema, assim separando o sujeito criador do objeto criado.
- O esteticismo, a depuração formal, o ideal da “arte pela arte”. O tema não é importante, o que importa é o jeito de escrever, a forma.
Autor que se destaca: Olavo Bilac.
Simbolismo: O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo. Tal busca pelo subjetivismo revela-se na arte como um retorno ao Romantismo, em que o anseio pelo refúgio fora do mundo real era valorizado. Nesse sentido, o predomínio da emoção supera o cientificismo e o objetivismo do período anterior, mas uma emoção carregada de frustrações e tristezas em decorrência do momento vivido na época.
Principais características:
- Predominância da emoção
- Musicalidade
- Presença de motivos religiosos; a poesia representaria uma espécie de ritual
- Sonho, imaginação e espiritualismo
- Subjetividade
- Caráter individualista
- Culto à forma, com influências parnasianas
Autor que se destaca: Cruz e Sousa