Concluímos aqui, acreditando ter deixado claro o que entendemos pelas “duas faces da mesma moeda” na política externa do Brasil monárquico. [...] Uma, a fase subordinada, mostrando a ascendência do Império Britânico sobre o Império Brasileiro [...]. Outra, a face subordinante, mostrando a ascendência do Império Brasileiro sobre a região platina.
SILVA, José Luiz Werneck da. As duas faces da moeda: a política externa do Brasil Monárquico – 1831-76. Rio de Janeiro: Univerta, 1990. p. 91
O fragmento apresenta uma perspectiva dual sobre a política externa brasileira no Segundo Reinado. Sobre o tema, analise as afirmativas:
I. O Império brasileiro defendia a não intervenção nas questões platinas para manter o relacionamento amistoso com seus vizinhos.
II. O governo imperial tinha uma política intervencionista na região platina ao mesmo tempo que era pressionado pelo imperialismo inglês.
III. A subordinação do Império brasileiro à Inglaterra impediu reações contra os desmandos praticados por autoridades inglesas em relação ao Brasil.
IV. O Brasil buscou a livre navegação na bacia Platina para preservar a comunicação e o escoamento de produtos das províncias de Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.
Estão corretas somente as afirmativas
A
I e II.
B
II e III.
C
I e IV.
D
II e IV.
E
I e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
letra b) ou d)
Explicação:
Como o Brasil ganhou a guerra contra o Paraguai ele fez varias modificações territoriais nos países da América platina, porém o Brasil só ganhou porque teve a ajuda do império inglês, concluindo a numero II está correta então sobram as alternativas b) e d) pois a letra a) indica que a I e a II são opostas então está alternativa é descartada.
Perguntas interessantes