Conciliar as áreas de proteção ambiental com a ideia de desenvolvimento econômico é um desafio enfrentado pelo Brasil há décadas. Esse desafio ocorre em virtude dos interesses antagônicos entre rentabilidade econômica e preservação. Nesse sentido, o poder público tem criado as unidades de conservação e isso se desenha desde a década de 1930, no entanto, no desenvolvimento desse projeto, houve falhas que deram origem aos atuais conflitos na administração e no manejo das unidades de conservação. Diante o exposto, ao pensar as unidades de conservação, é preciso refletir sobre o fato de que se vive hoje um mundo globalizado onde grandes e pequenas áreas do planeta têm sido ocupadas e utilizadas das mais diversas formas e com fins que variam desde a exploração capitalista até a manutenção de grupos de comunidades tradicionais ou camponeses. Assim, é imprescindível evitar falhas ao se delimitar ou definir a finalidade de uma dada área como unidade de conservação.
Considerando o texto apresentado, é possível perceber que uma das falhas na implantação e gestão das unidades de conservação consiste
A)
em pouca ou nenhuma participação popular, desconsiderando as populações que viviam ou utilizavam os recursos naturais daquelas áreas para subsistência.
B)
em pouca informação técnica e jurídica a respeito da unidade de conservação, como seus limites e sua zona de amortecimento, e regras e diretrizes para uso e manejo dos recursos naturais.
C)
em inconsistências nas informações contidas nos relatórios para as designações das áreas que seriam transformadas em unidades de conservação.
D)
na inexistência de projetos implementados por meio de políticas públicas articuladas que atendam às demandas das comunidades locais e ressaltem potencialidades territoriais.
E)
na ausência de um conhecimento prévio sobre a área, contemplando um levantamento sobre a existência de possíveis proprietários das terras que passariam a se tornar unidades de conservação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA D
Explicação:
Sobre os estudos de proteção ambiental, a afirmativa mais coerente para esta questão seria a opção D. Para um melhor entendimento da resposta, faz-se necessário a compreensão de alguns conhecimentos sobre a proteção ambiental, tais como a sua importância para a preservação de biomas.
O que é a proteção ambiental?
A proteção ambiental é uma prática que visa proteger o m eio ambiente em níveis individuais, organizacionais ou governamentais, e é influenciada por três fatores principais que estão interligados: legislação ambiental, ética e educação.
Cada um desses fatores desempenha papéis importantes na influência das decisões ambientais, nos valores e comportamentos ambientais em todos os níveis, para que a proteção do meio ambiente se torne uma realidade.
É importante que as sociedades desenvolvam cada uma dessas áreas para que, juntas, orientem as decisões ambientais de um determinado lugar.
Leia mais sobre responsabilidade socioambiental em:
https://brainly.com.br/tarefa/25268180
#SPJ2