Concepções sobre saúde e doença: Quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) conceituou saúde como o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças, certamente não estava propondo um critério classificatório, mas uma direção. Já a idéia de doença é mais imediatista, sempre impondo simultaneamente certas competências operacionais e algum tipo de explicação. Historicamente, ela é muito anterior à concepção de saúde, estando presente, de diferentes formas, em todas as organizações sociais conhecidas. Os processos saúde/doença podem ser percebidos de diferentes pontos de vista, seja como uma alteração celular, como um sofrimento ou como um problema de saúde pública. A opção por determinada perspectiva é definida por questões metodológicas, pelas possibilidades de ação ou pela visão de mundo de cada observador. Nas formações sócio espaciais complexas (sociedades) como a nossa, os níveis dos processos saúde/doença se expressam como problemas de saúde pública, na interface entre o Estado e a sociedade, entre o particular e o público, entre o individual e o coletivo. Eles podem ser analisados como processos relacionados à reprodução das populações, como elementos dos processos de produção e de consumo, como crises e possibilidades de controle social ou como questões relativas aos direitos humanos e à cidadania. De qualquer forma, estarão sempre na interseção de duas lógicas: a lógica da produção econômica e a lógica da reprodução da vida. Paulo Sabroza. Concepções sobre saúde e doença. Extrato de texto/disciplina. In: Curso de especialização em autogestão em saúde. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz. Rio de Janeiro, 2001, p. 36-8 (com adaptações).
A partir das idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
a)
O conceito de saúde/doença, na compreensão do autor, depende da perspectiva do observador, podendo ser celular, individual ou global.
b)
No último parágrafo, quando o autor diz que “Eles podem ser analisados (...) como elementos dos processos de produção e de consumo”, não está incluindo no conceito dos processos saúde/doença uma dimensão claramente relacionada à esfera da economia, independente do setor de saúde.
c)
O conceito de saúde desenvolvido pela OMS objetiva a quantificação e o ordenamento das populações em termos de saúde.
d)
O conceito de saúde/doença do autor encaixa-se no modelo hospitalocêntrico
e)
O conceito do autor não leva em consideração as questões culturais.
Voltar
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
alternativa A - No texto está claro que o autor (terceiro parágrafo) diz que "a opção por determinada perspectiva é definida por questões metodológicas, pelas possibilidades de ação ou pela visão de mundo de cada observador." Sendo assim, acredito que a alternativa A esteja correta.
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:A
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Direito,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás