Física, perguntado por luisfelipe110owgadw, 1 ano atrás

concepções físicas de Aristoteles e Ptolemeu X Concepções físicas de Galileu, Newton e Copérnico

Soluções para a tarefa

Respondido por laysesouzap7a8us
1

A forma como Aristóteles interpretava o cosmos, quando a comparamos com as concepções modernas, temos de admitir que o estagirita era de uma imaginação incrível. [6]  Para ele, há duas grandes regiões naturais, a Celeste e a Sublunar. A celeste é composta por sete esferas (sete céus) onde se localizam os astros. Nessa região encontra o éter que permite movimentos circulares perfeitos. A outra região, a Sublunar, é formada pela Terra e se constitui de 4 elementos, a saber,  água, terra, ar e fogo. Todos os seres surgem das combinações desses elementos.

O que se segue desse modelo é que Aristóteles afirma que os elementos mais pesados tendem a cair porque o elemento terra é sua principal constituição. Isso significa que a Terra é o centro dessa cosmologia arquitetada especulativamente.

Não interessa descrever toda a visão de Ptolomeu (98 a168 d. C). O que cabe aqui é mencionar que em linhas gerais ele manteve a visão aristotélica segundo a qual a Terra seria o centro do cosmos. Mesmo que diferenças de cálculo de sua teoria já mostrassem alguns princípios matemáticos explorado mais tarde por Copérnico e Newton, Ptolomeu manteve a visão geocêntrica de mundo que Aristóteles criou. Esses pensadores não possuíam o arsenal técnico-mensurativo que só se estatuiria do século XV para frente. Desse modo, baseavam-se nos princípios internos das coisas. Não sabiam, por exemplo, que o Sol e as estrelas são astros idênticos. Não tinham como saber que a distância até Vênus ou Marte é muito menor que a distância até o Sol. Nem mesmo sabiam que a Lua estava bem mais próxima à Terra que os demais astros. Portanto, valiam-se da observação com os limites de seu tempo. O que implica dizer que precisavam imaginar mais porque não tinham como medir tecnicamente distâncias e espaços.


luisfelipe110owgadw: Pode me passar a fonte?
Perguntas interessantes