Conceitue transição demográfica e quais são suas Fases? Explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Transição demográfica é um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores. Fase com elevadas taxas de natalidade compensadas por altas taxas de mortalidade.
Resposta:
A transição demográfica consiste na mudança de local, como a migração. Essa saída pode ter várias causas, como as condições da natureza (chuvas fortes, tornados, enchentes), a busca de oportunidade de emprego e vida melhor.
As quatro fases
Fase 1 (pré-transição)
As taxas de natalidade e de mortalidade são elevadas em decorrência da carência de condições médicas e sanitárias, proporcionando um baixo crescimento vegetativo. Essa fase é considerada como pré-industrial.
Fase 2 (acelerado crescimento populacional ou demográfico)
Ocorre o desenvolvimento industrial e, por consequência, a urbanização e o desenvolvimento econômico e social, caracterizando a fase da modernização.
A taxa de natalidade mantém-se elevada por um período mais longo que a taxa de mortalidade, que cai acentuadamente em decorrência das melhorias nas condições higiênico-sanitárias e médico-hospitalares por meio da medicina preventiva e curativa, como o combate a epidemias e o controle da vacinação.
A diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade proporciona elevado crescimento vegetativo e determinando a fase da “explosão demográfica”, isto é, do crescimento populacional ou demográfico elevado.
Fase 3 (desaceleração populacional ou demográfica)
Ocorre maior desenvolvimento urbano, a difusão de métodos contraceptivos, a mulher no mercado de trabalho, o custo elevado na criação de filhos, a elevação do nível de escolaridade da população e o planejamento familiar.
Esses aspectos reduzem as taxas de natalidade e de fecundidade, que caem mais acentuadamente que a taxa de mortalidade, proporcionando a queda do crescimento vegetativo e determinando a saída do período da “explosão demográfica”.
Fase 4 (estabilização populacional ou demográfica)
Com a população urbana elevada, ocorre um regime demográfico com baixas taxas de natalidade e de fecundidade, bem como da taxa de mortalidade, proporcionando um crescimento vegetativo baixo, próximo de zero, além do envelhecimento da população.
É considerada a fase da transição demográfica concluída. Porém, a contínua queda da taxa de natalidade proporcionará um crescimento vegetativo negativo, resultando no chamado “inverno demográfico”, ou seja, redução da população absoluta em virtude de a taxa de mortalidade ficar superior à taxa de natalidade, caminho que os países europeus seguem rapidamente, como é o caso de Portugal.