Filosofia, perguntado por stephanie10brito, 4 meses atrás

Conceitue senso comum, ciência e filosofia e exemplos de saberes típicos de cada um.

Soluções para a tarefa

Respondido por maryjane1156
1

Senso comum

O senso comum é o conhecimento adquirido pelas pessoas a partir dos costumes, das experiências e vivências cotidianas. Acumula-se ao longo da vida e é transmitido de geração em geração.

Exemplos de senso comum:

Os conselhos, ditos populares e superstições são exemplos marcantes do que é o senso comum. Eles são tidos como verdades e seguidos por diversas pessoas:

• Comer manga com leite faz mal;

• Deixar as sandálias de cabeça para baixo ou abrir o guarda-chuva dentro de casa é um sinal de mau agouro;

• Cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido;

• Usar cores relacionadas a desejos na passagem do ano novo.

O senso comum também pode ser um reflexo dos preconceitos existentes na sociedade, como em:

• As mulheres devem cuidar da casa e os homens devem prover o lar;

• Uma raça ou etnia é mais apta/capaz que outra para determinadas tarefas;

• "Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher";

• Meninas vestem rosa e meninos vestem azul.

Ciência

Ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas

Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo, pesquisa ou da prática, baseado em princípios certos.

Em geral, a ciência, que é muito ampla, comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos e pesquisas científicas.

A ciência existe para esclarecer aspectos problemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta às demandas.

Exemplos:

Galileu Galilei

Considerado o pai da ciência moderna, pois foi o primeiro cientista a contestar os ensinamentos da Igreja Católica em relação ao universo. Personalidade fundamental na revolução científica, Galileu Galilei (1564-1642) se destacou por provar que não era o sol que girava, mas, sim, o planeta Terra que se movimentava em torno daquela estrela.

Albert Einstein

É o maior cientista da física moderna, acumulando vários estudos e análises quânticas.

Filosofia

Amor pela sabedoria e investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis.

A Filosofia nos auxilia nas funções teóricas e práticas a chegar a uma concepção do universo por meio da auto-reflexão.

Exemplos:

Reflexivo: visa entender os pensamentos e as ideias humanas, produzindo especulações e hipóteses sobre o assunto. Logo, o exercício reflexivo deve ser constante;

Questionador: a filosofia é questionadora porque ela parte de dúvidas a respeito do mundo. Assim, não tomar as coisas como dadas e certas, e pensar sobre elas é primordial;

Racional: o empreendimento do pensamento realizado para produzir filosofia deve ser guiado pela razão. Ou seja, o conhecimento filosófico deve ser guiado por critérios lógicos e coerentes;

Sistemático: além de formular hipóteses sobre o mundo, essas ideias devem ser organizadas sistematicamente, relacionando-se uma com as outras. Portanto, as contradições não são desejáveis.

Anexos:
Perguntas interessantes