Conceitue o que é
Dadaísmo, expressionismo, abstracionismo, cubismo, surrealismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação". Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.
abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.
cubismo Trata-se de um movimento artístico revolucionário, cuja principal característica é a observação da realidade sobre diferentes perspectivas, envolvendo a geometrização das formas e a ruptura com a representação verossímil dos objetos
Surrealismo Tal vanguarda propunha representar não a realidade, mas o sonho. Fundado em Paris, em 1924, se caracteriza pela expressão espontânea do pensamento, de impulsos, do inconsciente, prevalecendo o sonho, o instinto, o desejo, em detrimento da lógica, da ordem moral e social, atacando padrões
Explicação:
espero ter ajudado~
Resposta:
Dadaísmo:
O dadaísmo é um movimento cultural e artístico criado para se opor às artes, que surgiu em 1916 no Cabaret Voltaire de Zurique. Foi proposto por Hugo Ball, escritor dos primeiros textos dadaístas; mais tarde, juntou-se o romeno Tristan Tzara, que se tornaria o emblema do Dada.
Expressionismo:
O expressionismo foi um movimento cultural que surgiu na Alemanha no início do século 20, que se refletiu em um grande número de campos: artes plásticas, arquitetura, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc.
Abstracionismo:
O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.
Cubismo:
O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.
Surrealismo:
Movimento literário e artístico, lançado em 1924 pelo escritor francês André Breton 1896-1966, que se caracterizava pela expressão espontânea e automática do pensamento (ditada apenas pelo inconsciente) e, deliberadamente incoerente, proclamava a prevalência absoluta do sonho, do inconsciente, do instinto e do desejo e pregava a renovação de todos os valores, inclusive os morais, políticos, científicos e filosóficos.