História, perguntado por Deborahmarcos, 6 meses atrás

Conceitue esses termos técnicos do segurança do trabalho.
Por favor me ajudem
São muitos

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por suellenguimaraes123
1

Aqui estão algumas

CIPA ― Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A CIPA foi regulamentada pela NR 05/78, alterada por instrumentos legislativos e regulamentadores ao longo dos anos.

Principais objetivos:

regulamentar organizações com obrigatoriedade de instalação da CIPA;

criação de quadro de colaboradores com atribuições na CIPA;

especificar ações de prevenção de acidentes;

conscientizar empregadores e trabalhadores da importância da segurança.

Um curso de atualização da CIPA traz aspectos relevantes, acrescentando uma visão atualizada às suas competências, podendo ser estendido a outros colaboradores.

Análise de risco

Objetiva identificar riscos no ambiente, dentro das especificidades e particularidades.

Empresas onde colaboradores trabalhem em altura ou em constante contato com redes elétricas devem assegurar que a análise considerou todas as variáveis, prevenindo eventuais riscos.

Risco técnico

É a possibilidade de acidentes específicos, considerando os aspectos técnicos da atividade. Além da prevenção, a identificação do risco técnico deve considerar a saúde do trabalhador, principalmente no caso de trabalho com produtos perigosos.

Imperícia

Corresponde ao trabalhador sem a qualificação necessária para exercer determinada atividade ou operar equipamentos.

Um operador de empilhadeira, por exemplo, que não esteja qualificado e atualizado sobre normas de segurança, poderá trazer riscos a si e a outros trabalhadores.

Trabalhador Qualificado (NR ― 32)

É o trabalhador que comprove treinamento ministrado pela empresa, instituição devidamente qualificada, ou possua experiência mínima de 6 meses na função.

Um exemplo a ser citado é um Operador de Caldeiras (NR ― 13), atividade sensível e com exposição a diversos riscos.

Postura

Dentre os termos técnicos de segurança no trabalho, refere-se ao cuidado em relação a posturas nocivas que os trabalhadores pratiquem em suas tarefas.

Esse cuidado não se limita a produção ou operação, mas compreende todas as áreas da empresa.

Atividade penosa

Compreende toda atividade que, pela natureza ou intensidade, exija do trabalhador atenção contínua, estafante, ocasionando desgaste mental e ainda esforço físico superior ao normal.

Tarefas mecanizadas onde a mínima desatenção pode trazer perdas ou riscos ao trabalhador, como um Operador de Ponte Rolante, podem estar enquadradas.

Condição Insegura

Atividade exercida em locais precários, sem a devida manutenção. Por exemplo: local de trabalho com fios elétricos desencapados, expostos ou em condições de risco de choques ou incêndios.

LER

A Lesão por Esforço Repetitivo ataca músculos, nervos e tendões, em virtude de atividade repetitiva e sem intervalos conforme regulamentação.

É outra atividade que não se limita a áreas de produção, mas principalmente atividades administrativas repetitivas.

Ergonomia

Seu objetivo principal é adaptar o trabalho ao homem, melhorando as condições de trabalho e as relações homem-máquina. Pode ser construtiva, corretiva ou cognitiva.

Mapa de riscos

É o mapeamento dos riscos físico, químico, biológico, ergonômico e mecânico nos diversos ambientes de trabalho.

O mapa deve ser elaborado com participação da Brigada de Emergência para atuação em casos de perigo.

Locais confinados

Independentemente da área, é qualquer local com limitação de entrada e saída da ventilação natural. Além do acúmulo de poeira e impurezas, não permite a renovação do ar.

Doença profissional

Decorrente de exposição a substâncias ou condições perigosas presentes em atividades diversas. Um exemplo: exposição à amônia pode trazer riscos em casos de acidentes e situações de emergência.

Fail-Safe

É um conjunto de medidas que visa minimizar os efeitos de uma falha. Essas medidas podem ser passivas, ativas ou operacionais.

Flash-Over

Situação onde o calor é suficiente para inflamar materiais combustíveis e inflamáveis. Essa situação pode causar explosões pela inflamação dos gases, motivada pelo calor excessivo. O curso de Bombeiro Civil capacita trabalhadores a atuar preventivamente..

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes