conceitue comparação,eufemismo, e ironia❣
Soluções para a tarefa
Explicação:
Comparação
A comparação é a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo - ou seja, não é implícita - e busca realçar determinada qualidade do primeiro termo. Exemplos:
- A chuva caía como lágrimas de um céu entristecido.
- " E há poeta que são artistas
E trabalham nos seus versos como carpinteiro nas tábuas!... "
- " Como um grande borrão de fogo sujo
O sol posto demora-se nas nuvens que ficam. "
Eufemismo
O eufemismo é a figura que consiste no abrandamento de uma expressão de sentido desagradável. É a suavização de uma ideia com o objetivo de ser mais polido, mais delicado. Um exemplo pode ser a seguinte situação: sua amiga faz um corte de cabelo que não fica muito bonito e te pergunta o que você achou. Você, para ser educado, responde de maneira eufêmica: "ficou diferente", para não falar que ficou feio, horrível ou outros adjetivos que podem magoar sua amiga.
Dar a notícia da morte de alguém é sempre uma tarefa complicada. Por isso, muitas vezes, as pessoas recorrem ao eufemismo. Expressões como "partiu dessa para uma melhor", "virou uma estrela" ou "bateu as botas" são recorrentes. Veja como Manuel Bandeira e Machado de Assis tratam a morte:
Consoada
Manuel Bandeira
Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.
Machado de Assis
"E fizeste isto durante vinte e três anos (...) até que um dia deste o grande mergulho nas trevas (...)"
Ironia
Consiste na inversão de sentido: afirma-se o contrário do que se pensa, visando à sátira ou à ridicularização. Quando você faz algo errado e é flagrado por alguém que só "Bonito, hein?!" é um exemplo de ironia. Veja outros:
- Cada vez que você interrompe seu colega, sem pedir licença, percebo como é bom educado.
- Quem foi o inteligente que usou o computador e apagou tudo o que estava gravado?
- Essa cômoda está tão limpinha que dá para escrever com o dedo.
- João é tão esperto que travou o carro com a chave dentro.
Para se identificar uma ironia, o contexto é de fundamental importância, pois, inserindo a situação na qual a fala foi produzida e a entonação do falante, determinamos em que sentido as palavras estão empregadas. Veja estes exemplos:
- Olá, Carlos. Como você está em forma!
- Meus parabéns pelo belo serviço!
As duas frases só podem ser compreendidas ironicamente se a entonação da voz se der nas palavras "forma" e "belo". Entretanto, isso não seria necessário se inseríssemos essas afirmações nos seguintes contextos:
- Carlos está pesando atualmente 140 kilos.
- O funcionário elogiado é um segurança que dormiu em serviço e, por isso, não viu o meliante que roubou todo o dinheiro da empresa.