História, perguntado por MirianFilgueira, 1 ano atrás

conceitue capitania hereditária e sesmaria. A seguir, ela agora no parágrafo acentuando a diferença entre elas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
72

As capitanias hereditárias eram grandes faixas de terra que o Rei de Portugal concedia a pequenos nobres portugueses, os donatários da capitania, que passavam a representar os interesses do governo português no território sob seu controle, tendo como missão desenvolver estas terras, garantir impostos para o Estado português e recebiam, em troca, a garantia de que as terras passariam para os seus filhos.

Já as sesmarias eram faixas de terras que eram distribuídas dentro de cada uma das capitanias hereditárias pelos donatários aos sesmeiros, homens livres que desejavam trabalhar em suas próprias terras no Brasil, pagando impostos aos portugueses.

A diferença era, então, que as sesmarias eram bem menores que as Capitanias Hereditárias e que a sua posse dependia de que o sesmeiro trabalhasse nas terras, sendo produtivo, por uma certa quantidade de tempo, devendo obedecer ao donatário.

Respondido por claudionetoabccd1967
0

Resposta:

As sesmaria, assim como as capitanias hereditárias, não garantiam ao donatário a propriedade das terras, mas apenas o direito de usufruir da terra para seu cultivo. Os capitães donatários que recebiam capitanias hereditárias detinham apenas 20% de suas capitanias, tendo que distribuir os demais 80% através das sesmarias.

Nem sempre eram os sesmeiros a cultivar as terras.

Apesar do impedimento de alugar, arrendar ou vender as terras, muitos sesmeiros assim o faziam aos chamados posseiros.

A existência dos posseiros dificultava o controle da Coroa sobre a distribuição das terras.

Tal situação levava ainda a Coroa a tentar restringir os direitos dos sesmeiros sobre as terras doadas.

Uma regularização efetiva da situação fundiária somente ocorreria durante o Império, através da Lei de Terras de 1850.

Perguntas interessantes