História, perguntado por MelissaCollins, 1 ano atrás

Conceitue a política de alianças e a Paz Armada:

Soluções para a tarefa

Respondido por samuelsouza
188
A política de alianças foi o modo que se deu a organização das alianças na 1ª Guerra Mundial. Como a França perdeu para a Prússia (que teve ajuda da Alemanha) as regiões da Alsácia e Lorena, na guerra franco prussiana, os alemães ficaram com medo de sofrerem uma vingança. Então, a Alemanha se aliou ao Império Austro-húngaro e à Itália e formaram a Tríplice Aliança. A França, desde o momento que viu a ascensão alemã, procurou aliados. O primeiro foi a Rússia, após já ter ajudado o país na modernização durante o século XIX. A Inglaterra também não gostava do desenvolvimento acelerado alemão, logo se juntou à Rússia e à França, formando Tríplice Entente.
A Paz Armada é um período que vai desde o fim da guerra franco prussiana até o início da Primeira Guerra, em que houve o forte desenvolvimento dos armamentos dos países europeus e se ascendia a tensão entre as nações.
Respondido por EduardoPLopes
11

A Política de Alianças, idealizada por Bismarck, consistia no estabelecimento de alianças militares de defesa mútua entre as nações europeias, de modo que um ataque contra qualquer país individualmente acionaria uma rede de aliados que defenderiam aquele país, de modo que as guerras seriam, ao menos em teoria, evitadas a qualquer custo, pois exigiriam um esforço colossal. Isto acabou não se mostrando verdadeiro, tendo sido a Política de Alianças responsável pela formação do Eixo e da Entente na Primeira Guerra Mundial.

Já a Paz Armada, conceito que remonta ainda ao Império Romano, era a ideia de que os exércitos nacionais eram tão poderosos que a guerra seria um mau-negócio, devendo também ser evitada.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/20622222

Anexos:
Perguntas interessantes