Conceitualmente, competência é a medida da jurisdição na atividade dos órgãos judiciários. Tal definição deve ser entendida sob duas perspectivas: pela primeira, significa que a competência é o resultado da divisão do trabalho jurisdicional, ou então que é a quantidade de jurisdição que cada juiz exerce em cada processo, uma vez que todo magistrado tem o poder de julgar. Sob a segunda, sugere que, como a jurisdição é poder do Estado, todo juiz tem o poder de dizer o direito, mas o exercício desse poder é disciplinado pela lei, desde a Constituição às normas de organização judiciária.
Quanto a competência internacional exclusiva em face da jurisdição brasileira, é CORRETO afirmar que:
I - Em matéria de sucessão hereditária, proceder à confirmação de testamento particular e ao inventário e à partilha de bens situados no Brasil, ainda que o autor da herança seja de nacionalidade estrangeira ou tenha domicílio fora do território nacional.
II - Compete à autoridade judiciária brasileira o processamento e o julgamento da ação quando houver cláusula de eleição de foro exclusivo estrangeiro em contrato internacional, arguida pelo réu na contestação.
III - Em divórcio, separação judicial ou dissolução de união estável, proceder à partilha de bens situados no Brasil, ainda que o titular seja de nacionalidade estrangeira ou tenha domicílio fora do território nacional
IV - Conhecer das ações relativas a bens móveis e imóveis situados no Brasil.
Estão corretas:
Alternativas
A)
I, IV.
B)
I, III.
C)
II, III.
D)
I, III, IV.
E)
I, II, III, IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
D
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás