Biologia, perguntado por mariavitoria711, 1 ano atrás

conceitua cada nível de organização biologica

Soluções para a tarefa

Respondido por vkdesouzap8pezo
2
Átomo - menor unidade básica da matéria. Ex: átomo de carbono ( C )

Molécula - estrutura na qual tem como característica principal a ligação de pelo menos dois átomo ligados covalentemente. ( CO2)

Macromoléculas - estrutura molecular maior e mais complexa, contento diversos tipos de radicais, dano a ela uma estrutura muito mais complexa, maior, e com mais propriedades. Ex: proteínas, polissacarídeos, lipídeos, etc.

Organelas - constituintes morfofuncionais de uma célula. São formadas por átomos, que formam moléculas, que formam macromoléculas que forma essas estruturas. São  estruturas completamente funcionais e complexas, uma verdadeira maquinaria que se comunicam entre si de diversas maneiras que faz com que uma células possa viver. Ex: complexo de Golgi e peroxissomos. 

Célula - menor unidade morfofuncional de um ser vivo.

Tecido - conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes, que se comunicam entre si, contendo uma matriz extracelular que contém LEC.

Órgão - conjunto de tecidos que se comunicam entre si de diversas formas, na qual cada tecida desempenha um papel fisiológico fundamental para o funcionamento do órgão. A associação dos tecidos para a formação dos órgãos é de extrema importância. Cada tecido desempenha funções especializadas e diferentes, promovendo a funcionalidade desse órgão. Ex: pele, constituindo pela derme e epiderme 

Sistema - associação de órgãos que se comunicam entre si de diversas maneiras, na qual essa comunicação estabelece a homeostasia do organismo. Seguindo a linha de raciocínio do órgão, cada órgão desempenha funções especializadas. Por tanto, um sistema é um conjunto de órgãos que irá estabelecer de maneira funcional seu real desempenho pelo fato de que cada tecido composto por cada órgão possui suas células especializadas. Todo sistema se comunica entre si e estabelece a homeostasia do corpo. Ex: sistema nervoso. A fibra nervosa que envolve vários axônios é coberta por um tecido conjuntivo, como também a aorta do tecido cardiovascular é coberta por um tecido elástico.

Organismo (espécie) - a definição de organismo é complexa. Temos organismo unicelulares e pluricelulares, como também eucariotos e procariotos. Todo organismo, independentemente se for unicelular, pluri, eucarioto ou procarioto, possuem seu nível de complexidade, e nenhum organismo é melhor do que o outro. Se tratando dos seres pluricelulares e triblásticos, se trata de organismos mais complexos na qual há um conjunto maior de sistema que irá desempenhar funções mais complexas que irá determinar a sobrevivência desse organismo em seu meio.

População - conjunto de organismos da mesma espécie que habitam o mesmo habitat. Podem formar grupos ou viverem isolados. Podem ser dioicos ou monoicos. Assexuados ou sexuados. Podem ter uma maior interação entre si, como lobos ou seres humanos, ou serem solitários, como aranhas.

Comunidade - populações de espécies diferentes que vivem no mesmo habitar e interagem entre si, diretamente ou indiretamente.

Ecossistema  - A interação das populações que vivem em um habitat com o seu meio, físico e químico, forma um ecossistema. 

Biosfera - todo os ecossistemas encontrados na terra, com suas interações populacionais de espécies diferentes com o seus meios físicos químicos. No geral, a biosfera é basicamente todo o planeta Terra.








Perguntas interessantes