conceitos do sistema do governo segundo Aristóteles???
Soluções para a tarefa
Resposta:

JORNAL
Assine Já
NOTÍCIAS
ESPORTES
DIVIRTA-SE
POPULARES
EMPREGOS E CARREIRAS
Jornal do LeitorARTIGOS


O "Conto da Família Boa Gente" estreia neste domingo
ARTIGOS
CORRESPONDENTES
CRÔNICAS
ESCOLAS
FRASES
HOMENAGENS
POESIAS
POPULARES
BLOGS
COLUNAS
ASSINE
EMPREGOS E CARREIRAS
VÍDEOS
REVISTAS
ACERVO
TRABALHE CONOSCO
FALE COM A GENTE
O POVO CHAT

ARTIGO 10/08/2015 - 17h14
Formas de Governo em Aristóteles
NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS

ARTIGOFormas de Governo em Aristóteles(0)ARTIGOCrianças, somente crianças(0)ARTIGOQuem me representa?(0)

Formas de Governo em Aristóteles
Ariel Augusto Pinheiro dos Santos
Segundo Aristóteles existem três formas de governo puras. A Monarquia onde o governo de apenas um sobre os demais indivíduos. A Aristocracia que é governo de alguns, sobre os demais. Sendo que na concepção aristotélica esses alguns seriam os melhores da sociedade. A última forma é o Governo Constitucional em que a maioria governa a cidade para o bem de todos. Há um debate sobre o nome correto desta última forma, alguns autores identificam como Democracia e outros como Politéia . A identificação como democracia é problemático, uma vez que Aristóteles considera esta a forma impura do governo constitucional. Azambuja defende que a tradução da obra aristotélica é nebulosa, devendo se ater ao seu pensamento e não as suas palavras (AZAMBUJA, 1988, p.205).
O filósofo grego também observa as formas impuras de governo, que seriam os desvios das formas puras. A Monarquia desvirtuada transforma em Tirania, onde a vontade de um sempre prevalecerá contra a ordem jurídica vigente (BONAVIDES, 2014, p.209). Quando a Aristocracia é degenerada aparece a Oligarquia, nesse contexto o poder estará nas mãos dos possuidores de riqueza (ARISTÓTELES, 1985, p. 1280a). A última forma desvirtuada será a Democracia na tradução literal de Aristóteles ou a Demagogia na visão de Bonavides e Azambuja. Esta será exercida pelas populações “rudes, ignaras e despóticas” (BONAVIDES, 2014, p.209) ou “o poder é exercido pelos que não possuem muitos bens, ou seja, pelos pobres” (ARISTÓTELES, 1985, p. 1280a). É importante observar que para Aristóteles quando alguma classe social toma o poder para si, exercendo despoticamente, estará em um contexto de forma impura de governo.
Concluímos que Aristóteles elenca três formas de governos puras, a Monarquia, a Aristocracia e o Governo Constitucional (Democracia). Disserta também sobre as três formas corrompidas, a Tirania, a Oligarquia e Democracia (Demagogia).
Referências