Conceito de Orçamento de Vendas:
Uma estimativa do montante de receitas que a empresa espera receber em um determinado período futuro, ou seja, da quantidade de produtos ou serviços que serão vendidos.
Portanto, Orçamento de Venda e Previsão de Faturamento são a mesma coisa.
A Projeção de Faturamento registra as expectativas de vendas de um negócio para o próximo período de contabilidade ou Orçamento. O valor das vendas, fornecido pela Previsão de Receita, é usado como base para outros componentes. Dizemos que ela influencia muitos dos outros componentes do Orçamento principal, direta ou indiretamente.
Por exemplo, a área de produção precisará alinhar a taxa de produção com a quantidade de estoque, especialmente porque a previsão de vendas demandará aumento ou diminuição da produção.
Justamente pelo fato de que muitos componentes do Orçamento Empresarial dependem do Orçamento de Vendas, tanto a previsão de vendas quanto o preço de venda (falaremos sobre isso adiante) devem ser previstos com muita cautela.
Não há como elaborar um Orçamento Empresarial sem uma previsão de faturamento e uma precificação adequada. Do contrário, o Orçamento da empresa será afetado.
Fonte: disponível em: . Acesso em: 4 out. 2021.
Métodos de projeção de vendas:
Para a realização do orçamento de vendas, é necessário observar diversos aspectos que podem influenciar a projeção, a saber:
• Identificação dos produtos, acessórios, opcionais e complementos a serem vendidos;
• Identificação dos mercados a serem atingidos e de que forma atingir esses mercados;
• Determinação das quantidades a orçar;
• Determinação da política de preços e crédito;
• Identificação dos impostos incidentes sobre as vendas e eventuais créditos fiscais;
• Projeção de inadimplência. A partir da observância desses aspectos, pode-se dar início ao processo de projeção, para o qual seguem-se algumas etapas.
A partir da situação-problema elucidada e de acordo com o relatado no enunciado acima, descreva a que se refere:
A) Previsão da quantidade vendida para cada produto;
B) Orçamento de preços;
C) Orçamento das Receitas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Previsão da quantidade vendida para cada produto
O primeiro orçamento apresenta a estimativa das quantidades vendidas. São apresentadas as quantidades mensais por produto e por mercado, as quantidades de produtos complementares (peças, acessórios, e outros complementos) estes normalmente orçados como percentual das vendas de produtos visto que, normalmente, há algum tipo de correlação entre a venda de mercadorias e produtos complementares.
B) Orçamento de preços
Apresenta os preços por produto e seus respectivos mercados. Neste orçamento são apresentados os reajustes esperados para as tabelas de preços de venda. Também é observada a política de prazos de pagamento concedido aos clientes.
C) Orçamento de Receitas
A estimativa das receitas mensais por produtos e mercados, considerando a receita bruta, os impostos e a receita líquida. Aqui também são projetados os valores das contas a receber mês a mês e a previsão dos créditos incobráveis. Com esses dados temos a informação dos recebimentos das vendas totais, ou seja, a primeira linha do Demonstrativo de Resultados (DRE) projetado.
Explicação passo a passo: