conceito de esquema, assimilação,acomodação e equilíbrio
Soluções para a tarefa
A assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias . Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.
A acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Diante deste impasse, restam apenas duas saídas: criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as ações resultam em uma mudança na estrutura cognitiva. Ocorrida à acomodação, a criança pode tentar assimilar o estímulo novamente, e uma vez modificado a estrutura cognitiva, o estímulo é prontamente assimilado.
A equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo autorregulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
Resposta:a acomodação é suficiente para proporcionar uma adaptação cada vez mais completa e eficiente, o
que é gratificante para o sujeito que se sente mais apto a lidar com novas situações.
Explicação: