conceito de alteridade
Soluções para a tarefa
Respondido por
151
Gilda, alteridade é a capacidade que temos de nos colocar no lugar de outra pessoa e tentar compreender e respeitar suas emoções e suas motivações.
gildalusitana:
valeu. muito obrigado valeu muito!!
Respondido por
14
3. ALTERIDADE
Alteridade origina se do latim alter que significa outro e pode ser definida como o caráter do que é outro; a diversidade, e a diferença contida nos discursos e conceitua o sujeito e o Outro ,Outro é o lugar em que se situa a cadeia de significante que comanda tudo que vai poder presentificar-se do sujeito, é o campo vivo onde o sujeito tem que aparecer" Esta definição liga o Outro e o sujeito de um modo que constitui, claramente, uma alienação: o sujeito como tal só pode ser conhecido no lugar ou locus do Outro. Não há meios de se definir um sujeito como consciência de si também escreve que o sujeito traz a resposta da falta que antecede o seu próprio desaparecimento, que vem aqui situar no ponto da falta percebida no Outro, sendo o primeiro a própria perda. "Uma falta recobre a outra .
Ele também fala da dialética dos desejos e no que a mesma faz a união do desejo do sujeito com o desejo do Outro escreve que "não podemos nós conhecer a nós mesmos como sujeitos; não existe autoconsciência de nós: somos obrigados a nos conhecer por meio dos outros .
Isto significa que a pergunta que fizemos na introdução não poderá ser respondida de maneira objetiva, pois a mesma acabará construindo ou representando a imagem de si através do que o Outro apresenta para ela, assim sendo a compreensão de si só se dará através do Outro, seja ele representado pela sociedade, pela família ou pelo profissional que à esteja atendendo.
Alteridade origina se do latim alter que significa outro e pode ser definida como o caráter do que é outro; a diversidade, e a diferença contida nos discursos e conceitua o sujeito e o Outro ,Outro é o lugar em que se situa a cadeia de significante que comanda tudo que vai poder presentificar-se do sujeito, é o campo vivo onde o sujeito tem que aparecer" Esta definição liga o Outro e o sujeito de um modo que constitui, claramente, uma alienação: o sujeito como tal só pode ser conhecido no lugar ou locus do Outro. Não há meios de se definir um sujeito como consciência de si também escreve que o sujeito traz a resposta da falta que antecede o seu próprio desaparecimento, que vem aqui situar no ponto da falta percebida no Outro, sendo o primeiro a própria perda. "Uma falta recobre a outra .
Ele também fala da dialética dos desejos e no que a mesma faz a união do desejo do sujeito com o desejo do Outro escreve que "não podemos nós conhecer a nós mesmos como sujeitos; não existe autoconsciência de nós: somos obrigados a nos conhecer por meio dos outros .
Isto significa que a pergunta que fizemos na introdução não poderá ser respondida de maneira objetiva, pois a mesma acabará construindo ou representando a imagem de si através do que o Outro apresenta para ela, assim sendo a compreensão de si só se dará através do Outro, seja ele representado pela sociedade, pela família ou pelo profissional que à esteja atendendo.
Perguntas interessantes