Português, perguntado por miryneres1, 1 ano atrás

Conceição, ao assistir a partida de Chico Bento ,Cordulina e filhos,avalia o destino da família por dois prismas:um,pessimista,e outro,otimista.Que perspectivas diferentes ela enxerga para eles?

Soluções para a tarefa

Respondido por Kfranco23
19
Irei responder essa questão com base no que conheço da obra O Quinze, de Rachel de Queiroz, a qual se refere a questão.

A partida da família por causa da seca nunca é vista com bons olhos: primeiro, não se há uma real perspectiva do que se possa encontrar pelo caminho e se a família conseguirá ao destino que se pretende; segundo, se conseguir sobreviver ao trajeto, a família terá êxito em outro lugar, terá ela como sobreviver?

Acredito que a visão de Conceição era mais ou menos nesse sentido. Então, vamos tentar conjecturar:

- Pessimista: a família de Chico Bento era, na obra, somente uma das muitas famílias que estavam fugindo da seca. Eram muitos retirantes que visavam chegar à capital a fim de conseguir reconstruir suas vidas nesse lugar, longe da seca que assolava o sertão nordestino. Porém, o trajeto prometia e  aí vem os questionamentos: Chico Bento e a família irá conseguir sobreviver durante a caminhada em meio à fome e à miséria? As crianças suportarão essa viagem? E quando chegar, se chegarem lá? Como viverão?


- Otimista: acredito que essa visão se justifica pelo fato de a família de Chico Bento está buscando fugir da seca e dirigindo-se à Capital, onde Conceição mora. Lá, ela poderia oferecer assistência à família.



Espero ter contribuído.
Respondido por dallorsolettan
4

Resposta:

A pessimista diz respeito à perda de liberdade deles, uma vez que ela os supõe chegando a um barracão de emigrantes, onde se sujeitariam a uma escravidão de colonos. A otimista diz respeito à sobrevivência, uma vez que imagina que não lhes faltaria farinha e água

Perguntas interessantes