Português, perguntado por aliceBraga850, 9 meses atrás

Comunidades indígenas de Roraima ​

Soluções para a tarefa

Respondido por joycesb66
3

Resposta:

Comunidades indígenas de Roraima: Ianonamis, Macuxi, Iecuanas, Uaiuais, Uapixanas, Patamona e Taurepangues.

Explicação:

Os ianomâmis, Yanomami, Yanoama, Yanomani ou Ianomami, são um grupo de aproximadamente 35.000 indígenas que vivem em cerca de 200 a 250 aldeias na floresta amazônica, na fronteira entre Venezuela e Brasil. Compõe-se de quatro subgrupos: Yanomae, Yanõmami, Sanima e Ninam. Cada subgrupo fala uma língua própria: juntas, elas compõem a família linguística ianomâmi. A etnia Ianomâmi é a sétima maior etnia indígena brasileira, com 15 mil pessoas distribuídas em 255 aldeias relacionadas entre si em maior ou menor grau. A noroeste de Roraima, estão situadas 197 aldeias que somam 9 506 pessoas e, a norte do Amazonas, estão situadas 58 aldeias que somam 6 510 pessoas.

Os Macuxi, população indígena sul-americana, estão situados na região circum-Roraima, cujo ponto “zero”, por assim dizer, é o Monte Roraima – sendo este divisor de águas que vertem para os rios Amazonas, Essequibo e Orinoco. Essa região é coabitada por outros povos de filiação linguística Carib, que se distinguem e se autorreconhecem como Pemon ou como Kapon.

O povo Iecuana, também designado Ye'kwana ou Yekwana (termo iecuana que significa "gente da canoa"), é um grupo indígena que habita a Venezuela e o Brasil. No Brasil, habitam o noroeste do estado de Roraima, mais precisamente a Terra Indígena Yanomami (vivem próximo aos sanumás, subgrupo ianomâmi). A maior parte de sua população, no entanto, vive em território venezuelano, nos estados Amazonas e Bolívar, em áreas de floresta e savana.

Os uaiuais (Waiwai, Hixkaryana, Mawayana ou Karapayana) são um grupo indígena que habita o sudeste do estado brasileiro de Roraima, na fronteira com a Guiana (na Área Indígena Wai-wai), o nordeste do Amazonas e o noroeste do Pará (na Terra Indígena Trombetas-Mapuera e Área Indígena Nhamundá-Mapuera).

Os Wapichana, também conhecidos como Wapixana, Wapishana, vapidianas, vapixianas, vapixanas, oapixanas e oapinas, são um grupo indígena que habita no estado brasileiro de Roraima, sendo mais concentrados ao leste e no centro mais precisamente as áreas indígenas Anta, Araçá, Barata/Livramento, Bom Jesus, Boqueirão, Canauanim, Jaboti, Jacamim, Malacacheta, Mangueira, Manoá/Pium, Moskow, Pium, Ponta da Serra, Raimundão, Raposa/Serra do Sol, São Marcos, Serra da Moça, Sucuba, Tabalascada, Truaru, e as terras indígenas Anaró e Muriruh, bem como a Guiana e a Venezuela. Vivem ao lado dos seus antigos rivais macuxis e constituem a maior população aruaque do norte amazônico.

Os Patamona (também conhecidos como Ingarikó ou Kapon) são um povo indígena que vive na Guiana e no Brasil. Com uma população total de 5628 pessoas, fazem parte da família linguística Karib.

Os Taurepangues são um subgrupo dos índios pemons, que habita o Leste do estado brasileiro de Roraima, nas Áreas Indígenas Raposa/Serra do Sol e São Marcos, além da Venezuela.

Perguntas interessantes