Comunicação organizacional é a permanente tensão entre planejado/intuitivo/espontâneo; organização/desorganização/reorganização de sentidos; forças em identificação/rejeição; disputas/resistências/cooperações; fugas/sinergias; e outras dualidades que, em princípio, sob o olhar da simplicidade, parecem impossíveis, mas que pelas lentes da complexidade são fundamentais para a continuidade do sistema organizacional (a organização).
Na organização, a comunicação planejada sempre exerceu um papel importante. No entanto, de acordo com o texto, quando analisamos a comunicação organizacional como um todo, incluindo seus atores e interlocutores, percebemos que
Alternativas:
a)
ela engloba o planejamento de um lado e, por outro, consiste em incertezas e possibilidades relacionais, de acordo com a empresa.
b)
a interlocução é determinada pelo planejamento da organização, apesar das disparidades de pontos de vista dos interlocutores.
c)
essa comunicação planejada perde força e a disputa de sentidos, pois ganha contornos mais delineados de acordo com cada interlocutor.
d)
os profissionais da comunicação organizacional, incluindo os jornalistas, são responsáveis pelo planejamento estratégico da corporação.
e)
diferentes subjetividades são estabelecidas, anulando-se os aspectos objetivos inerentes ao planejamento da comunicação corporativa.
2)
Na comunicação empresarial encontram-se as denominadas barreiras, representadas por interferências que se opõem à eficácia da comunicação. Qualquer elemento externo que contribua para roubar a atenção do interlocutor é prejudicial à comunicação, principalmente se ele estiver diante de seu destinatário, podendo gerar ruídos e barreiras. Além disso, se os comunicadores se sentem como rivais ou antagonistas, o efeito da comunicação será totalmente adverso do que se considerassem amigos.
O texto relata que as barreiras de comunicação dentro das organizações impedem um clima mais harmonioso entre as equipes e menos produtivo, prejudicando o uma comunicação com qualidade e assertiva. Identifique a seguir a alternativa que apresenta um dos quesitos essenciais para se ter uma comunicação de qualidade.
Alternativas:
a)
Devem ser utilizados sinais para se ter uma comunicação informal.
b)
O emissor deve utilizar tom alto de voz para que o receptor entenda a mensagem.
c)
Não devem ser utilizados sinais para se ter uma comunicação formal.
d)
O emissor e o receptor devem utilizar o mesmo código.
e)
O emissor deve utilizar gírias para tornar a comunicação mais clara.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta: Me ajude!
Explicação:
horranadutramg:
Aap3 - Comunicação e Linguagem ADED
Respondido por
9
Resposta:
RESPOSTAS CORRETAS
1 = A
2 = D
3 = E
4 = D
Explicação:
Perguntas interessantes