Comumente, os pais do Coda não recebem convites para eventos escolares ou quando o filho não apresenta bom rendimento escolar, devido à dificuldade quanto à comunicação, pois nessas situações não há ninguém com capacidade para estabelecer a interação entre eles. Diante desse afastamento, a escola estabelece um abismo que a separa dos pais do aluno Coda. Neste contexto, analise as seguintes afirmações sobre o Coda:
Soluções para a tarefa
Acerca do CODA, é correto afirmar que:
1. Diante do desconhecimento desta língua, por diversas vezes as crianças acabam sendo identificadas como deficientes, e em decorrência disso, os elementos da escola acabam estabelecendo uma relação pouco íntima com tais crianças.
2. A escola dificilmente consegue atribuir uma condição de paternidade, mas sim, de surdos, fazendo com que a criança que é falante acabe sendo vista como responsável pela comunicação familiar.
3. Com a transformação dos pais em seres diferentes, o abusmo entre os pais é cada vez maior.
Resposta:
C - I, II, III e IV.
Explicação:
I- A escola não consegue atribuir a esses pais a condição de pais, mas, sim, de surdos, cabendo à criança a responsabilidade dos pais, porque ela ouve.
II- Nesse ambiente dotado de pessoas que, certamente, desconhecem essa língua e as questões que envolvem a surdez, as crianças acabam sendo concebidas como deficientes e, devido a tal visão, os membros da escola estabelecem relações pouco íntimas com os alunos e seus pais.
III- Nesse ambiente, os pais se tornam seres estranhos, e com isso o prejuízo torna-se presente e generalizado.
IV Dessa forma, a criança sente-se ausente de seu mundo, não conseguindo estabelecer laços com aquele lugar por causa das limitações impostas quanto à comunicação, não podendo utilizar a língua de sinais e recebendo cobranças que dizem respeito a adultos e não a ela.
Assinale a alternativa correta:
C - I, II, III e IV.