Comumente, o ensino de Estatística, tem sido desenvolvido de forma equivocada, destinando-se apenas para leitura e interpretação de gráficos e tabelas, entretanto as orientações curriculares e Lopes (2010) salientam que a Estatística contribui principalmente: a. para a promoção de uma cidadania que proporcione a capacidade de analisar criticamente dados apresentados, os questionando e avaliando a veracidade das informações. b. a produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas. c. a exploração da função do número como código na organização de informações (linhas de ônibus, telefones, placas de carros, registros de identidade, bibliotecas, roupas, calçados). d. para a criação de tabelas e gráficos e análise de dados. e. a interpretação e elaboração de listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar a informação obtida.
Soluções para a tarefa
Alternativa A: para a promoção de uma cidadania que proporcione a capacidade de analisar criticamente dados apresentados, os questionando e avaliando a veracidade das informações.
A estatística é a área de estudo da matemática que permite estudar e analisar as características de um conjunto de dados. Algumas medidas da estatística são: média, desvio padrão, mediana, moda e variância.
A partir desses dados, é possível que um indivíduo possua um melhor entendimento acerca de um amostra, sendo capaz de avaliar criticamente aquele conjunto.
Resposta:
Comumente, o ensino de Estatística, tem sido desenvolvido de forma equivocada, destinando-se apenas para leitura e interpretação de gráficos e tabelas, entretanto as orientações curriculares e Lopes (2010) salientam que a Estatística contribui principalmente:
para a promoção de uma cidadania que proporcione a capacidade de analisar criticamente dados apresentados, os questionando e avaliando a veracidade das informações.
Explicação passo a passo: