Ed. Física, perguntado por helenagoncalvesdossa, 9 meses atrás

Comumente, denomina-se sistema musculoesquelético o conjunto dos sistemas ósseo, articular e muscular. Apesar de difíceis de serem separados, os sistemas ósseo, articular e muscular são estudados separadamente, em seus principais aspectos, afim facilitar o entendimento básico do funcionamento do ser humano enquanto se movimenta. O estudo básico em cinesiologia não garante o entendimento completo em todos os aspectos desses sistemas, entretanto, traz grande conhecimento que certamente contribui em muito para atuação de profissionais que estudam o movimento humano, como por exemplo, o professor de educação física. A respeito dos sistemas ósseo, articular e muscular, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correspondente.



I. Ação ou contração muscular isométrica ocorre quando o músculo gera força sem alterar a distância entre a origem e a inserção muscular, não ocorrendo, assim, nenhum movimento articular. Um exemplo disso seria uma pessoa que mantém parado seu cotovelo flexionado a 90 graus, enquanto segura com a mão um halter (peso), apesar de não estar ocorrendo movimento entre seu braço e o antebraço, seus músculos bíceps braquial, braquial e braquiorradial estão ativos isometricamente.

II. Toda vez que uma carga mecânica é menor que o limiar de tolerância de uma pessoa, ocorre uma lesão. Entenda esse limiar como o mínimo que seu tecido corporal, seja ósseo, articular ou muscular resiste a uma força que atua sobre ele sem que ocorra alguma deformação do mesmo. Esse limiar de tolerância não varia de pessoa para pessoa e, por conta disso, pode-se dizer que todas as pessoas são menos resistentes a cargas de compressão, uma vez que as mesmas são as que mais atuam nos tecidos corporais.

III. Existem, pelo menos, seis tipos de articulações diartrodiais, sendo que as mesmas se diferenciam em sua estrutura articular e pelos movimentos que são permitidos por elas. Um exemplo de articulação diartrodial seria a articulação do ombro (glenoumeral), essa articulação é do tipo esferóidea e, por ser triaxial, possibilita movimentos nos três planos (sagital, frontal e transversal).

IV. Simplificadamente, o musculoesquelético possui quatro propriedades funcionais: (1) Contratilidade, que é a capacidade de um músculo de responder a estímulos; (2) Irritabilidade, que é a capacidade de um músculo desenvolver tensão e contrair; (3) Elasticidade, que é a capacidade de um músculo alongar; e (4) Extensibilidade, que é a capacidade de um músculo voltar ao comprimento normal após ter sido alongado.

V. Enquanto estabilidade articular é o termo utilizado para descrever a amplitude de movimento permitida em cada articulação, a flexibilidade de uma articulação está relacionada à capacidade que a mesma tem de resistir ao deslocamento de uma extremidade óssea em relação à outra, sem que ocorra lesão.



Assinale a alternativa que analisa corretamente as afirmações:

A)
Das afirmações, apenas uma está correta.

B)
Das afirmações, apenas uma está incorreta.

C)
Das afirmações, apenas duas estão corretas.

D)
Das afirmações, apenas duas estão incorretas.

E)
Todas as afirmações estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por herculespersonal
12

Resposta:

C)

Das afirmações, apenas duas estão corretas.

Explicação: acabei de acertar

Perguntas interessantes