Português, perguntado por thayllor, 1 ano atrás

comsidere este enunciado: durante as ferias, li o romance serras azuis, livro de Geraldo França de lima que ficou desaparecido durante mais de três anos. a)classifique a oração"que ficou desaparecido mais de três anos". b)Essa oração da uma informação sobre o livro ou sobre o autor? c)Haveria, na frase, alguma mudança de sentido se, antes do relativo que, fosse introduzida uma vírgula?

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelaplac01
225
a) Oração subordinada adverbial consecutiva.
b)Sobre o autor.
c)Sim, pois passaria a impressão de que o livro é que está desaparecido.

milenafernandesmf: obrigada pela resposta , valeu
Respondido por jalves26
5

a) Essa oração é classificada como subordinada adjetiva restritiva.

b) Essa oração se refere ao livro (foi o livro que ficou desaparecido durante mais de três anos).

c) Sim, usando a vírgula antes do pronome "que", esse pronome poderia se referir tanto ao livro quanto ao autor, gerando uma ambiguidade no texto.

Explicação:

a) A oração destacada tem valor de adjetivo. O pronome relativo "que" apresenta uma característica para o termo retomado ("livro"). Por esse motivo, trata-se de uma oração adjetiva. É restritiva porque não está isolada por vírgulas.

b) Como se trata de uma oração restritiva, significa que ela particulariza o sentido de um termo. Então, só pode se referir ao livro, não ao autor "Geraldo França de Lima", pois não há outro. Esse homem é um ser único.  

c) Sem a vírgula, o trecho "livro de Geraldo França de lima que ficou desaparecido durante mais de três anos", funciona como aposto de "Serras Azuis", e o pronome relativo "que" retoma "livro".

Usando a vírgula, o aposto será "que ficou desaparecido durante mais de três anos", com o pronome "que" podendo se referir tanto ao livro quanto ao autor.

Para mais, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/34099491

Anexos:
Perguntas interessantes