Saúde, perguntado por tiagosolange, 8 meses atrás

Compreender sobre a farmacologia se faz necessário, pois cada pessoa responde de uma forma frente a um determinado fármaco. A avaliação global do nosso paciente é fundamental, o cirurgião dentista deve conhecer sobre todo o histórico de doenças e medicamentos utilizados para estabelecer o melhor plano de tratamento odontológico. A prescrição medicamentosa no idoso deve ser bem mais criteriosa, devido a possibilidade de reações adversas que são comuns e muitas vezes severas necessitando de internações.

a) Em relação ao contexto, relacione possíveis reações adversas a medicamentos, devido a mudanças fisiológicas ocorridas durante o processo de envelhecimento.

b) Descreva intervenções do odontólogo afim de evitar as possíveis reações adversas a medicamentos em idosos.

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliaodonto95
32

Resposta:

a)Em relação ao contexto, relacione possíveis reações adversas a medicamentos,  devido a mudanças fisiológicas ocorridas durante o processo de envelhecimento.

Alguma das reações medicamentosas mais comuns é: alteração plaquetaria, úlcera, náusea, vômito, sedação ou estimulação, arritmia, tontura, irritação gástrica, confusão mental constipação, entre outras.

As reações adversas mais comuns, Se dá devidas as mudanças fisiológicas que ocorrem durante o processo natural do envelhecimento, as principais reações: redução da atividade metabólica hepática (que modifica a biodiversidade da medicação),redução do fluxo sanguíneo hepático (que pode modificar o metabolismo das medicações), diminuição do fluxo sanguíneo renal (que pode alterar a eliminação dos medicamentos), diminuição da albumina plasmática (que prejudica a distribuição dos medicamentos, dentre outras modificações que ocorrem nos pacientes idosos, dentre os fatores farmacológicos a distribuição e a metabolização são os mais prejudicados pelo envelhecimento do organismo.

b)  Descreva intervenções do odontólogo afim de evitar as possíveis reações adversas a medicamentos em idosos.

Devemos destacar a importância de um atendimento multidisciplinar, comunicação entre o médico e o cirurgião dentista no intuito de ter um protocolo de atendimento individualizado a esse paciente, estando ciente das condições em que o paciente se encontra sistemicamente, evitar a interação medicamentosa nesses pacientes, fazer o emprego correto do anestésico, dentre outro cuidados a esse paciente.

NOTA MAXIMA. CORRIGIDO PELO AVA

Explicação:

Respondido por Danas
1

A) O envelhecimento causa perda de capacidade hepática, e o fígado é o principal metabolizador de medicamentos, dessa forma um medicamento pode passar mais tempo ativo do que deveria e causar reações adversas

B) O odontólogo pode promover a limpeza dos dentes e evitar infecções dentárias, isso por si só já melhora a capacidade do idoso de não ter reações adversas.

O que é uma reação adversa?

É uma reação não esperada de um medicamento ou tratamento, seja por um erro humano ou por uma mudança fisiológica no paciente.

Venha estudar mais sobre reação adversa

https://brainly.com.br/tarefa/20403094

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes