Compreender os preceitos basilares no interior das políticas educacionais para a Formação de Professores, faz-se fundamental aos futuros licenciados. Sobre a LDB 4.024/61, que teve como período de construção os anos de 1947 e 1961, analise as afirmações a seguir: TORTORELI, Adélia Cristina. Prática de ensino: concepção e organização. Maringá-PR: Unicesumar, 2018. I – A LDB 4.024/61 permitiu um processo de descentralização e flexibilização do currículo. II – Embora tenha ocorrido em meio ao conflito de interesses proporcionou avanços significativos para as bases da Educação Nacional. III – Com a LDB 4.024/61 os Estados e Estabelecimentos tinham a possibilidade de anexarem disciplinas optativas ao currículo mínimo. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
V-V-F.
A LDB 4.024/61, que teve como período de construção os anos de 1947 e 1961, apoiu-se em um currículo mais flexibilizado, de forma que primasse por uma educação de maior qualidade e temas mais transversais.
Todavia, ainda se apoiava em um ensino tecnicista, de forma que os alunos fossem direcionados somente para o mercado de trabalho, e atuam de forma passiva dentro do processo de aprendizado.
Resposta:
Alternativa 4: I e III, apenas
Explicação:
I = Correta: Segundo parágrafo da pág 26 "Nas palavras de Romanelli (1985, p.181), a LDB n.4024/61(BRASIL,1996) permitiu um processo de descentralização e flexibilização do currículo."
II = Incorreta: Quarto parágrafo da pág 25 "a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 4024/61 não proporcionou o avanço desejado"
III= Correta: Na explicação de Romaneli na pág 25, parágrafo segundo "[...] A sua única vantagem, talvez, esteja no fato de não ter prescrito um currículo fixo para todo o território nacional, em cada nível e ramo. A possibilidade de os Estados e os Estabelecimentos anexarem disciplinas optativas ao currículo mínimo, estabelecida pelo Conselho Federal de Educação, foi, sem dúvida, um progresso em matéria de legislação."