“Compreender o sentido de lugar no espaço livre público urbano, particularmente nas áreas de segregação social nas cidades na contemporaneidade, através da leitura do cotidiano”. Partindo para a parte prática dessa citação faça uma análise dos elementos morfológicos que devem ser utilizados para melhoria dessas áreas, ainda esquecidas pelo poder público. Citando e descrevendo, como por exemplo, equipamentos e mobiliários urbanos que deveriam estar presentes na composição dessas áreas, entre outros
Soluções para a tarefa
O que chamamos de leitura do cotidiano é o hábito e a prática de se observar o mundo com olhos críticos e reflexivos, sem deixar que nenhum detalhe passe desapercebido, exatamente porque é nos detalhes que podemos compreender as mensagens mais fundamentais sobre nosso meio.
Assim, quando partimos para a parte prática, no que tange ao processo de compreensão do espaço livre público urbano, temos de tomar como sustentação de uma abordagem que procure sanar as deficiências mobiliárias das áras periféricas, um olhar comunitário.
Deve-se ler a periferia como uma comunidade importante, porque meio e plataforma para milhões de vidas no Brasil. Estas comunidades carecem de maior atenção do Estado, porque formadas foram pela deficiência urbanística do governo.